Santos

Misturas de produtos de limpeza podem fazer mal à saúde

04/05/2017 Da Redação
Misturas de produtos de limpeza podem fazer mal à saúde | Jornal da Orla
É muito comum as pessoas acharem que misturar produtos é prática segura e garante uma limpeza eficiente. Mas, de acordo com a professora doutora de química Márcia Guekezian, da Universidade Machenzie, dependendo da mistura pode-se criar compostos químicos perigosos, capazes de causar queimaduras e intoxicação respiratória. “Não tem necessidade de parar de usar nenhum produto de limpeza, mas é preciso evitar combinações que possam ser perigosas. Além disso, é mais seguro deixar portas e janelas abertas no momento de fazer faxina”, orienta. Confira quais produtos não podem ser combinados:

Água sanitária e desinfetante 
O produto, que tem como princípio ativo o hipoclorito de sódio, possui propriedades germicidas e alvejantes e, quando usado de forma isolada e cuidadosa, é bem útil. Mas quando combinada com desinfetantes, produtos na maioria das vezes ricos em amônia, pode haver a formação de cloraminas, compostos que quando inalados podem causar intoxicação, queimaduras e alergias.
 
Água sanitária e detergente
É muito comum passar a água sanitária para higienizar a pia e depois jogar o detergente, o que também pode ser perigoso. Segundo Márcia, o ideal é passar a água sanitária, em seguida limpar bem a superfície com água e depois passar o detergente.
 
Água sanitária com limpadores de vaso sanitário
“Essa combinação pode causar reações fortes, em alguns casos sai até vapor”, alerta Márcia. Se for usar os dois produtos é importante passar  a água sanitária, depois lavar  com água e depois usar o limpador de privada.
 
Água sanitária e álcool
A mistura pode causar reações químicas graves e intoxicar quem estiver perto. “É importante ressaltar que o uso do álcool para fazer limpeza não é a melhor opção. Isso porque devido a sua composição ele pode danificar alguns materiais, como fórmica, acrílico e aparelhos eletrônicos”, esclarece a química.