As sugestões são de eventos culturais e gastronômicos durante a estação, como a Feira do Lavradio, o Trem do Choro (chorinho), Restaurante Week, o festival Comida di Buteco, além de exposições, shows e programação noturna na Cidade Maravilhosa.
Em abril, o tradicional samba abre espaço para o Choro, o mais antigo estilo musical brasileiro, em homenagem aos 120 anos de nascimento do mestre Pixinguinha, lembrado no dia 23. O mês do Choro será celebrado em vários pontos da cidade. Confira as dicas:
Florestas e cachoeiras
No outono, o ecoturismo entra em cena e divide espaço com as famosas praias cariocas, como as paradisíacas Grumari e Prainha, na Barra da Tijuca, que receberam o Selo Azul de qualidade ambiental.
Com 3.972 hectares, a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, descortina belas cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego. O Pico da Tijuca é o ponto mais alto da floresta, com 1.022 metros de altitude, perfeito para quem gosta de caminhadas e aventuras em meio à natureza. No caminho, pontos obrigatórios de parada, como a Cascatinha Taunay, maior queda d´água do parque, com 35 metros de altura; a Capela Mayrink, que abriga réplica dos originais de Cândido Portinari; e a Vista Chinesa, erguida em 1903 em homenagem aos chineses que vieram ao Rio, no século 19, para cultivar o chá, e que hoje é famosa por possuir uma das melhores vistas da cidade.
O morador mais famoso do Parque Nacional da Tijuca é o Cristo Redentor. Para chegar até lá, a pé, uma das opções é entrar pelo Parque Lage, conhecido pelo palacete que abriga a Escola de Artes Visuais, e seguir a trilha até a entrada do ponto turístico mais famoso do Brasil. São duas horas de caminhada até a estátua. O ingresso para o Cristo pode ser adquirido na hora. Se, no retorno o cansaço bater, uma boa opção é utilizar o serviço do trenzinho do Corcovado para seguir, com conforto, até o Cosme Velho.
Casa do Choro – Localizada em um belo sobrado na Rua da Carioca, no Centro Histórico, a Casa vai relembrar renomados intérpretes do gênero no espetáculo “Choro Carioca – Música do Brasil”, que conta a história do ritmo, seus compositores e fatos marcantes, ilustrados por projeções que retratam as transformações da cidade ao longo dos séculos.
Trem do Choro – Dia 23 de abril, na Estação Central do Brasil, o Trem do Choro reunirá, às 9h, músicos locais que, entre notas e canções, levarão os passageiros até Olaria, bairro onde morou Pixinguinha. Após o desembarque, o Choro toma conta da Praça Ramos Figueira, reduto do saudoso artista. Para participar, basta pagar a passagem do trem e entrar no vagão.
Festival Gastronômico – Para quem procura boa gastronomia, a cidade recebe, até o dia 16 de abril, o Restaurante Week, festival gastronômico que abrange mais de 50 restaurantes da cidade, como o asiático Opium, em Ipanema, e o Rio Scenarium, no centro antigo. Nesta edição, o tema “Descoberta de Sabores” vai promover a experimentação de novos temperos, instigando a criatividade dos chefs.
‘Comida di Buteco’ – Abril também trará o apetitoso concurso que vai eleger, pela primeira vez, o melhor boteco do país. Serão 46 botecos cariocas apresentando criações especiais com preços acessíveis. É a 18ª edição do festival, voltado para um ícone afetivo da cultura nacional.
Música de qualidade – Para quem procura boa música, drinks e gastronomia, o Coordenadas Bar, em Botafogo, realiza o projeto “Terça ao Vivo”, com atrações musicais, a partir das 21h. Localizada em um casarão histórico, a casa é um espaço multicultural que, além da rotina de festas e DJs, tem um ambiente propício para o encontro de amigos para um bom papo, bebidas especiais e comidinhas caprichadas.
Exposição da Favela à Providência – Para os amantes de cultura, a boa pedida é visitar a exposição “Morro da Favela à Providência de Canudos”, que será realizada no Espaço Cultural BNDES, entre os dias 23 de maio e 14 de junho. A história da cidade se mistura ao fascínio do fotógrafo Maurício Hora pelos fios da memória, resgatando um pouco da Guerra de Canudos, que ocorreu na Bahia. Derrotados, os canudos sobreviventes foram trazidos para o Rio, iniciando a ocupação de um dos ícones da Zona Portuária: o Morro da Providência.
Feira Rio Antigo – Realizada na Lapa sempre no primeiro sábado de cada mês, em 1º de abril contará com show gratuito do grupo Choro Novo, com um repertório rico em música brasileira, em versões instrumentais. Ao som do grupo, é possível circular ente os 400 expositores de artesanatos, antiguidades e sebos, selecionando presentes e objetos de coleção.