De acordo com a Caçula de Pneus, oficina com tradição de seis décadas no mercado automotivo, o correto é verificar as condições dos pneus, inclusive o estepe. Todos devem estar em bom estado e calibrados. Transitar com pneus careca é infração grave e pode gerar multa de R$ 195,23 mais cinco pontos na CNH.
Fique de olho:
Óleo e fluidos – Nível do óleo de motor e câmbio, dos fluidos de freio e arrefecimento devem estar dentro do previsto no manual e ser checados antes de viajar. Manchas no piso da garagem podem indicar vazamentos.
Freios – Se houver ruídos ao frear, verifique o estado de pastilhas, discos e fluido a cada três meses. Preste atenção a dois pontos: gastos irregulares no disco e quantidade de material de atrito na pastilha. Quanto maior o desgaste das pastilhas, mais o pedal de freio “desce” ao ser pressionado.
Bateria – A bateria do carro pode apresentar falhas, especialmente depois de alguns anos de uso ou se o veículo estiver há mais de 15 dias parado. Antes de viajar verifique as condições da bateria para saber se não há necessidade de troca.
Alinhamento – Se sentir o carro “puxando” para um dos lados é necessário verificar o alinhamento da direção. Ignorar o problema provoca desgaste elevado nos pneus, aumenta o consumo de combustível, força os componentes da direção e aumenta os riscos de acidente.
Rodizio de Pneus – O rodízio é a troca dos componentes de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade, especialmente nas curvas e as freadas quando for dirigir. A finalidade é aumentar o tempo de vida dos pneus bons, e não somente reaproveitar os que estão muito velhos junto do estepe. Por isso, é recomendável a troca por novos caso os que estejam em uso apresentem marcas muito visíveis de desgaste.