Roteiros Nacionais

Parques da fauna e da flora

28/01/2017
Parques da fauna e da flora | Jornal da Orla
Aquário Municipal  – Ponto turístico mais visitado de Santos, o Aquário foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1945. Em seus tanques de água doce e salgada estão expostas espécies da fauna aquática, entre tubarões, arraias, carpas, piranhas, tartarugas, pinguins e muitas outras. O antigo espaço do leão-marinho foi transformado em um grande tanque oceânico. Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia.
 
Jardim Botânico Chico Mendes –  O parque ecológico preserva diferentes espécies de plantas e cultiva as mudas para abastecer praças, jardins e vias da cidade. Lá, as plantas estão distribuídas entre coleções temáticas, bosques, canteiros de espécies ornamentais e áreas de produção de mudas. Rua João Fracarolli, Jardim Bom Retiro, Zona Noroeste.
 
Orquidário Municipal – A intensa vegetação do parque atrai inúmeros pássaros que vivem em liberdade em meio às aves ali existentes: tucanos, gaviões, araras e pavões. O Orquidário também possui animais silvestres, grande parte dos quais vive solta pelo parque. Entre as espécies da fauna há algumas raras e ameaçadas de extinção, como macacos-aranha, macucos, guarás, jacuguaçus, micos-leões-dourados e sauins. Praça Washington  s/nº, José Menino.
 
Lagoa da Saudade – Com cerca de 200 mil m², é lugar de descanso e ponto de encontro dos apreciadores da pesca. Conta com playground e quiosques para lazer. A ponte de acesso a um trecho de Mata Atlântica preservada, própria para caminhadas, é atração certa para as crianças, que se divertem em balançá-la. Alto do Morro da Nova Cintra, acesso pela Avenida Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, no Marapé.
 
Laje de Santos – Laje de Santos é um grande rochedo no mar sem vegetação, que emerge a 40 km da costa, lembrando o formato de uma baleia. É considerado um santuário ecológico. O lugar é muito procurado por mergulhadores profissionais e só é possível chegar até lá por meio de operadoras credenciadas pela administração do parque. 
 
Passeios de escunas – O passeio pelo mar revela um panorama diferente da cidade e leva a praias distantes, ilhas e ao Porto de Santos, com direito a parada para mergulho. Embarque na Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. 
 
Catraias –  No maior complexo portuário da América Latina um outro tipo de embarcação divide o canal do estuário com os gigantescos navios. São as catraias, pequenos e pitorescos barcos de madeira que transportam milhares de pessoas todos os dias entre Santos e o Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Partindo da região do Mercado Municipal, na Vila Nova, elas passam por baixo do Porto por um túnel estreito e saem, minúsculas, ao lado dos navios. Uma emoção e tanto! O serviço é oferecido 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.