A Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá promoveu, na sexta-feira (13), uma visita técnica na Praia do Tombo – Programa Bandeira Azul, para realizar uma ação de educação ambiental com o objetivo de conscientizar a população sobre o depósito de micro lixo na areia da praia. “Este é um fator de poluição que acaba abrangendo tanto o solo, quanto a água e até alcança o lençol freático”, explica a supervisora da Semam, América Martinha.
A ação é realizada periodicamente no local, com participação popular e da sociedade civil organizada, e nesta sexta-feira o prefeito Válter Suman e o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, participaram pela primeira vez.
Representantes da equipe do Gremar – Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos; da escola de surf Centro de Treinamento Lugar ao Sol; da Rede do bem – Movimento do Positivo; da Agenda 21; vereadores; Guarda Civil Municipal, entre outros, colocaram a mão na massa na demonstração da coleta dos poucos resíduos encontrados.
A ação visou alertar os frequentadores sobre a importância de se manter o local intocável, uma vez que é a única praia do estado de São Paulo, e uma das seis do País, agraciada com a Bandeira Azul.
“A Praia do Tombo, que tem excelência de asseio e conservação, recebe durante a alta temporada, diariamente, das 6 às 19 horas, equipes de limpeza. Semanalmente também é realizada uma ação chamada Apêndice F – que controla a quantidade de macro e micro lixo no local”, salienta a diretora de Promoção de Políticas Públicas e de Sustentabilidade, Stephanie França. “O micro lixo é todo resíduo menor do que a medida de uma mão fechada e o macro lixo é todo resíduo maior do que esta mesma medida”, esclarece.
O saldo da visita empolgou os gestores. O prefeito Válter Suman, inspirado pelo arco-íris que coroou a manhã em Guarujá, ressaltou que o cuidado com a Cidade passa pela questão ambiental. O secretário Aranha reivindicou a transferência de seu gabinete para o centro de monitoramento que funciona no local, na próxima temporada de verão.
Deixe um comentário