Notícias

Casa com ares tropicais

14/01/2017 Da Redação
Casa com ares tropicais | Jornal da Orla
Que tal aproveitar o verão para trazer um clima tropical para a sua casa? O estilo é fonte de inspiração para designers e arquitetos de todo o mundo, com o frescor de cores energizantes, estampas de folhagens e frutas e materiais naturais. Confira algumas dicas para aplicar a tendência nos ambientes:

Quanto mais natural, melhor!

A essência do estilo tropical é a natureza. Assim, é importante investir em itens feitos com materiais como a madeira, a palha e o bambu. Pode ser um rack, mesa de centro ou de jantar, feitos com madeira de demolição, por exemplo. Ou vasos de plantas, cestos e jogos americanos de palha na área da cozinha. Para almofadas e cortinas, opte por tecidos leves, como o algodão. 
 
Traga a natureza para casa
Folhagens em vasos ou cachepôs, em qualquer área da casa, além de serem essenciais para o estilo tropical, oferecem tranquilidade e aconchego. Geralmente são utilizadas plantas médias e grandes, como lírios, bromélias e palmeiras. Se o seu espaço é pequeno, adote as espécies menores, com flores coloridas. Além do toque do verde, as folhas ajudam a renovar o ambiente.
 
Ambientes
Para a cozinha, a dica é apostar em cores e estampas tropicais nos detalhes, como em porta-copos, aparelhos de jantar e azulejos. Na sala, invista móveis de madeira natural, almofadas estampadas e quadros com elementos tropicais. Nos quartos também vale a dica das telas e pôsteres com motivos tropicais. A roupa de cama pode entrar no clima, assim como o papel de parede, que pode ser discreto, com uma textura natural, ou estampado, para quem não tem medo de ousar na decoração. 

Abuse das estampas!
No estilo tropical, as estampas aparecem com variações da fauna, flora, cenas de praias, frutas e ilhas. Roupas de cama, poltronas, vasos e cortinas se destacam quando acompanhados desses prints. Abacaxis estão em alta!

Cores vivas dão o tom
Se o assunto é cor, as possibilidades são muitas! Combine tons fortes e intensos, como os verdes, azuis e amarelos, que proporcionam energia e frescor, com os claros em bege, amarelo pálido ou branco. No papel de parede, vale a mesma regra: as cores vibrantes devem ser acompanhadas de nuances suaves.