Baixada Santista

Câmara de PG volta a ter participação feminina na Mesa Diretora depois de 40 anos

03/01/2017Da Redação
Câmara de PG volta a ter participação feminina na Mesa Diretora depois de 40 anos | Jornal da Orla
A nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Praia Grande anunciada neste domingo (1°) entrará para a história do Município. Além do presidente Ednaldo dos Santos Passos, o Reco (SD), o vice-presidente Hugulino Alves Ribeiro, Hugo Ribeiro (PMDB) e o primeiro secretário, Paulo Emílio de Oliveira (PRB), o grupo conta com a vereadora Janaina Ballaris (PT), como segunda secretária. Ela é a segunda mulher da história de Praia Grande a integrar a Mesa Diretora. O fato não ocorria há mais de 40 anos na Cidade.
 
A primeira e única mulher, até então, a fazer parte da Mesa Diretora foi Layde Reis Loria, que foi primeira secretária da Câmara Municipal, durante a segunda Legislatura (1973-1976), no biênio 1975-1976. A ex-primeira dama do Município, falecida em 2009, ainda foi vereadora por outro mandato no período de 2001 a 2004.
 
Para Janaina, trata-se de um momento de grande felicidade e reconhecimento. “É um grande avanço para as mulheres, que deveriam ter mais espaço na política, participar mais. Para mim, seria bom se fossemos 50% do total”, disse a parlamentar, que emendou. “Quero fazer parte de uma Mesa Diretora que faça uma redução nos custos da Casa, que já é bastante econômica. Vou atuar em busca da transparência e da participação popular”, comentou.  
 
A parlamentar ainda ressaltou que deve dar andamento a Procuradoria Especial da Mulher, órgão que implantou na Casa em março de 2014, com o objetivo de ampliar a participação feminina no Poder Público, recebendo e encaminhando denúncias de discriminação e violência contra as mulheres. “Neste mandato pretendo me dedicar ainda mais a este trabalho”, ressaltou.
 
Mulheres
Além de Janaina, a vereadora reeleita Tatiana Toschi Mendes, a Tati Toschi (PMDB) também faz parte da Câmara Municipal de Praia Grande e também caminha para o segundo mandato. Ambas fizeram história na Cidade que, pela primeira vez, teve duas vereadoras do sexo feminino numa mesma Legislatura. Em 2017, porém, ainda pode crescer com a posse da segunda suplente da coligação PSDB/PMDB/PRB/PV/PROS/DEM/PMN/SD, Vera Benício (PSDB), que deverá substituir o vereador licenciado Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PMDB), atual secretário de Esportes.
 
Antes destas parlamentares, Praia Grande teve apenas três representantes do sexo feminino: Isaura Campos Garcia, que cumpriu dois mandatos (de 1977 a 1983 e de 1983 a 1988); Layde Reis Loria, que também exerceu a função por duas legislaturas (de 1973 a 1977 e 2001 a 2004); e Rosana Esteves que foi vereadora de 2005 a 2008.