Notícias

Não há truque contra o bafômetro!

31/12/2016Da Redação
Não há truque contra o bafômetro! | Jornal da Orla
Beber refrigerante, fazer bochecho com enxaguante bucal, comer chocolate, bala, tomar vinagre e até remédio! Nenhum destes produtos ou qualquer outro conseguem interferir no teste do etilômetro, mais conhecido por bafômetro, informa a hepatologista Marta Deguti, do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho. 
 
Quanto ao uso de vinagre, Marta diz que “esse boato é uma das muitas farsas que circulam nas redes sociais. O bafômetro mede o álcool ingerido, que passou para a circulação sanguínea e, posteriormente, é exalado dos pulmões para o ar. O vinagre não consegue interferir no etanol exalado para o ar, provindo dos pulmões do motorista”, explica. “Na realidade, se o vinagre contiver álcool, isso pode até agravar o resultado positivo do teste”, alerta.
 
 Outro que ganhou fama recente em blogs e redes sociais é o Metadoxil (piridoxina ou vitamina B6). Ele é um medicamento que acelera a metabolização do álcool do fígado e é mais utilizado no tratamento de alcoolismo e alterações no fígado. “Mas ele não interfere na concentração do álcool que está no sangue ou que é exalado e medido no bafômetro”, rebate Marta.
 
Como o álcool funciona no corpo
O álcool é metabolizado em um ritmo lento, de 0,016% por hora, e isso pode variar muito, explica a hepatologista. “Depende da quantidade ingerida, do tipo de enzima que o fígado do indivíduo possui [há diferentes padrões genéticos], pode ser mais rápido se a pessoa consome grandes quantidades de álcool regularmente, mais lento se o fígado não estiver totalmente saudável”. Epode levar até dez horas para que o álcool não seja mais detectado no sangue. “Não há formas eficientes de acelerar esse processo”. Segundo ela, é fácil calcular a absorção do álcool pelo organismo. “O álcool é rapidamente absorvido e atinge o pico de concentração no sangue cerca de 30 a 45 minutos após ser ingerido”.