Digital Jazz

Projeto Jazz Soul Blue Jam Session 8/12

03/12/2016
Projeto Jazz Soul Blue Jam Session 8/12 | Jornal da Orla
O Rio-Santos Bossa Fest e o Rio-Santos Jazz Fest, com a proposta de realizar, em Santos, atividades mensais permanentes, apresentaram nos últimos meses nas noites de quinta-feira, entre 20 e 23h, um delicioso encontro musical no charmoso “Baxter’s Bar” e sua aconchegante varanda, nas dependências do Clube dos Ingleses, com a apresentação do Projeto “Jazz Soul Blue Jam Session”, com o Trio+Um, apresentando desta vez um repertório especial de Bossa Nova. No último encontro do ano de 2016, vamos apresentar o Rio-Santos Bossa Fest 2017, que irá acontecer em Santos, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, numa realização da Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz. O encontro tem data marcada para o dia 8 de dezembro e o evento se tornou referência musical e cultural na região, oferecendo uma receita perfeita: música, excelente gastronomia, bebidinhas e um ponto de encontro de primeira qualidade.
 
A cidade de Santos ganhou um local diferenciado, aconchegante e exclusivo, com capacidade para até 100 pessoas, que pretende ser utilizado culturalmente com maior frequência.
 
O público-alvo é as pessoas que gostem de boa música e que poderão desfrutar de um local agradável e seguro para conversar, se divertir, gerar negócios e aproveitar também estes encontros, para degustar um cardápio exclusivo e diferenciado criado pelo restaurante do clube, especialmente para as noites musicais.
 
A cada encontro, apresentamos atrações e repertórios diferentes, gerando uma expectativa sempre crescente.
 
O Trio+Um é um quarteto de música instrumental e Jazz, formado por André Willian (Piano), Elizeu Custódio (Contrabaixo), Fabiano Guedes (Bateria) e Rodrigo Vilela (Saxofone). 
 
Os integrantes do quarteto já trabalhavam juntos em outras formações e em 2015 se juntaram para formar o Trio+Um, com a proposta de estudar e tocar clássicos do Jazz. Com interpretações próprias de alguns temas, o quarteto tem a intenção de tocar e levar a boa música instrumental a todos os públicos, desmistificando a velha ideia de que o estilo é exclusivo. 
 
O conceito é tocar e aprender com a música e com tudo que ela pode proporcionar. Com interpretações próprias de alguns temas, o quarteto tem a intenção de tocar e levar desta vez a Bossa Nova a todos os públicos, desmistificando a velha ideia de que o estilo é exclusivo. 
 
A apresentação do dia 8 de dezembro promete trazer muitas surpresas, solos surpreendentes com improvisos de tirar o fôlego além da divulgação das grandes surpresas do Rio-Santos Bossa Fest 2017. Imperdível !
 
Milton Nascimento & Jobim Trio – “Novas Bossas”
Lançado em 2008 pelo selo EMI, o CD “Novas Bossas” reuniu o cantor Milton Nascimento com o Jobim Trio, formado por Paulo e Daniel Jobim, Paulo Braga e tendo como convidado especial Rodrigo Villa.
 
A ideia de gravarem juntos nasceu um ano antes, mais precisamente no ano de 2007, quando eles se encontraram para recordar Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que completaria na época 80 anos.
 
Foram selecionados 14 temas do repertório da Bossa Nova (algumas conhecidas de Tom, Vinícius e Caymmi) e também algumas composições de Milton Nascimento, como: “Tudo que Você Podia Ser”, “Cais” e “Tarde”, e mais o tema inédito “Dias Azuis” de Daniel Jobim.
 
De formato bastante intimista o CD foi gravado integralmente no estúdio localizado na casa de Milton Nascimento, conhecido como Bituca`s Studio.
 
A parceria musical foi perfeita e o resultado pode ser medido quando escutamos as faixas do CD.
 
Observo que quando Milton canta uma canção, parece que ele a renova, mesmo que ela tenha sido executada por diversas vezes.
 
E a sonoridade apresentada neste trabalho reforça a renovação que a Bossa Nova recebe dos seus intérpretes atuais, mesmo depois de tanto tempo.
 
A própria voz de Milton Nascimento, incorporada neste trabalho, é uma prova desta atualização natural.
  
Famílias Caymmi & Jobim Cantam Antonio Carlos Jobim – “Falando de Amor”
A ideia genial de reunir as Famílias Caymmi e Jobim para homenagear Tom Jobim,  foi de Nana Caymmi  e não é que ela conseguiu ver o seu sonho realizado.
 
“Falando de Amor”, lançado em 2005 pelo selo Sony/BMG, conseguiu juntar simplesmente Nana, Dori e Danilo (pela Família Caymmi) e Paulo e Daniel (pela Família Jobim), além de músicos convidados e pode ser definido como um CD que tem o amor em forma de canção.
 
O repertório de 16 músicas foi escolhido com absoluto critério, destacando a paixão delicada de Tom pela mulher brasileira e pela sua cidade natal, o Rio de Janeiro.
 
Algumas raridades foram regravadas e merecem destaque: “Bonita Demais” que ganhou uma letra em português encontrada entre os papéis do acervo de Vinícius de Moraes e que na época foi tema de novela, “Esquecendo Você”, “Esperança Perdida”, “Para Não Sofrer” e a belíssima “Canção Para Michelle, que ganhou uma letra de Ronaldo Bastos.
 
Um trabalho atemporal, de extrema qualidade e que não teve nenhuma preocupação com o consumo violento e com o retorno imediato. 
 
Simplesmente vai durar para sempre por ter duas famílias musicais, reunidas para fazer o que sabem de melhor: música de qualidade.