O Coral Zanzalá preparou uma apresentação especial para encerrar o ano artístico de 2016. Serão quatro apresentações na Baixada Santista intituladas “Natal com Harpa”. Além do repertório, cheio de charme por ser uma obra de grande dificuldade técnica, a novidade é a participação da harpista Talita Martins. A primeira apresentação será no sábado (3), às 16h, na Igreja Matriz de Cubatão (Av. Nove de Abril, 1947).
O destaque é a cantata “A Ceremony of Carols”, do compositor britânico Benjamin Britten. Criada em 1942, a obra tornou-se tradicional durante a época de Natal, especialmente nos países que têm língua inglesa. Britten escreveu a cantata durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto cruzava o Atlântico em um navio de carga, ao retornar ao país de origem depois de passar alguns anos no Canadá e Estados Unidos, onde foi prolífico em suas criações. A viagem, longa e chata, que durou um mês, serviu para que uma de suas obras mais importantes surgisse.
“A cantata foi composta especialmente para formação de coro e harpa. Tem 11 movimentos: 10 com voz e uma para harpa solo. Algumas das canções são em latim, outras em inglês com base em poemas dos séculos XV e XVI. O Zanzalá ensaiou o ano inteiro para apresentar essa belíssima obra”, afirma Nailse Machado, regente titular do Coral cubatense.
Para a harpista Talita Martins, santista radicada na Capital, é um grande orgulho se apresentar em sua terra natal acompanhando um Coral desta qualidade. “Estou muito feliz. Especialmente porque a cantata é complexa e retrata uma das obras mais notáveis desse grande compositor, maestro e pianista que foi Britten”, disse a musicista. Britten seria considerado, por muitos, um dos grandes gênios da música britânica desde Purcell. Produziu, além de muitas obras vocais, sinfonias, concertos e obras para grupos de câmara.
Ainda para esta apresentação em Cubatão, o Zanzalá ainda vai trazer outras músicas de natal como “Gaudete!”, uma composição anônima do século XVI e “Gabriel’s message”, também anônima, ambas para coro masculino. Já a “Magnum Nomen Domini”, de Bartlomiej Peckiel – uma obra do século XVII – é para coro misto.
Santos também recebe “A Ceremony of Carols” – A obra de Benjamin Britten também será destaque no domingo (4), durante o projeto “Aleluia! É Natal”, que tradicionalmente ocupa a sacada do casarão branco da Pinacoteca de Santos (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15).
Depois, dia 11 de dezembro, às 18h, o Coral leva a canta do compositor britânico à Igreja da Pompéia (Praça João Barbalho, 1), em Santos. E no dia 18, às 19h, será a vez de apresentar o belo repertório na Catedral de Santos, que fica na Praça José Bonifácio, s/nº, no Centro.
Deixe um comentário