Roteiros Nacionais

Bate e volta no Sul do país

26/11/2016
Bate e volta no Sul do país | Jornal da Orla
Próximos às grandes cidades brasileiras há muitos destinos que podem ser descobertos em um feriado ou fim de semana. São pequenos refúgios, cheios de cultura ou contato com a natureza, perfeitos para recarregar as energias antes de uma nova semana começar. Confira opções de bate e volta sugeridas pela locadora Hertz no Sul do país:
 
Tramandaí  (R. Grande do Sul) – O Rio Grande do Sul é conhecido por destinos de inverno, como Gramado e Canela, mas o litoral do estado também é um bom lugar para descansar e se divertir. Tramandaí, a 120 km da capital Porto Alegre, se destaca pelas atividades à beira-mar e pela infraestrutura. Há atrações para todos: um lindo horto florestal com trilha ecológica, praias tranquilas e outras mais agitadas, condições para praticar esportes náuticos… Vale a pena ver o pôr do sol na lagoa que dá nome ao município e conhecer o Parque Histórico Marechal Osório, um dos cartões-postais da cidade. 
 
Laguna (Santa Catarina) – Apenas 120 km separam Florianópolis da terra de Anita Garibaldi. Laguna é uma cidade tranquila, cheia de história, cultura e também belas praias. Entre os pontos turísticos, o Farol de Santa Maria, com 29 metros de altura, dois museus dedicados à vida de Anita e à famosa Pedra do Frade, com nove metros de altura e cinco de diâmetro. Praias acessíveis por barco, como Gravatá e Cigana, dão um tom de sossego aos passeios, enquanto Mar Grosso, com sua pesca de tainha, e a praia da Galheta, com ótimas ondas, ficam com o agito.
 
Guaraqueçaba  (Paraná) – A 160 km de Curitiba, a capital paranaense, Guaraqueçaba fica às margens da baía de Paranaguá e a poucos quilômetros do Parque Nacional do Superagui. São 45 mil hectares com trilhas, praias e ilhas habitados por espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado ou a onça-parda. Golfinhos surgem no mar no comecinho da manhã e no fim da tarde, e nem é preciso estar em um barco para vê-los. Na Reserva Natural Salto Morato, uma cachoeira de 130 metros impressiona, e ainda há poços naturais para banho.