Notícias

Dicas para criar um quarto Montessoriano

12/11/2016Da Redação
Dicas para criar um quarto Montessoriano | Jornal da Orla
Criado para estimular as crianças a explorar seu próprio ambiente, o método Montessori tem sido, constantemente, aplicado no quarto dos pequenos. É uma excelente ideia para quem quer criar um espaço clean e funcional para os filhos. Além disso, tem custo baixo. Veja as dicas:

O método Montessori
A médica e educadora italiana Maria Montessori é a responsável pela criação do método, que privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado por parte das crianças. Para a especialista, o quarto deve ser montado conforme a ‘ótica’ da criança – e não do adulto – permitindo que ela circule pelo ambiente de forma livre e explore as coisas que estão ao seu alcance.
 
 
Esqueça o berço!
Isso mesmo! No quarto montessoriano, o berço não tem vez! Ele deve ser substituído por um colchão sobre um tatame ou tapete, ou por uma cama bem baixa. A ideia é que a criança tenha independente para levantar ou deitar. No cantinho do colchão, crie um ambiente divertido, decorando com almofadas e bichos de pelúcia, ou monte uma espécie de cabana, com lençóis e um varal. Seu filho irá se divertir muito!
 
Ajuda na organização 
Quem organiza o quarto, no sistema de Maria Montessori, é a criança. Os pais apenas auxiliam na tarefa. Por isso, é preciso que os móveis e peças, como prateleiras e nichos estejam ao alcance das mãos dos pequenos.  Sendo assim, instale-os na altura da criança, para que ela possa retirar e guardar livros, brinquedos e seus objetos favoritos com facilidade. Baús devem ter sistema de rodízio para que o pequeno possa explorar cada objeto. As roupas também devem ficar ao alcance da criança para que ela se vista sozinha. Espelhos (de acrílico) ajudam o bebê a reconhecer sua própria imagem e entender que ele e a mãe são duas pessoas distintas.
 
Decoração minimalista
No momento de decorar um quarto montessoriano, leve em consideração as cores do ambiente. As mais adequadas são os tons pastéis.  A mesma dica vale para os móveis, que podem ser de madeira natural ou brancos.
 
Tapete delimita área
Os tapetes servem para incentivar experiências sensoriais dos bebês. Para as crianças mais velhas, ele delimita o espaço das brincadeiras, pois, com o tempo, eles entendem que naquela área serão espalhados os brinquedos. Opte por tatames emborrachados e coloridos.