Notícias

Gaitista lança álbum com cunho social

09/11/2016Da Redação
Gaitista lança álbum com cunho social | Jornal da Orla
Diz a lenda que há músicos excelentes por terem feito pacto com o Diabo. Mas, se o gaitista Adriano Adiala fez algum acerto com o sobrenatural, certamente foi com o andar de cima, pois ele produz músicas absolutamente divinas.

São 35 anos de carreira musical que agora se materializam em “Trilogia Canalha – Um CD politicamente correto”. Mais do que brindar os ouvintes com boa música, o artista também quer que a obra ajude a impulsionar projetos de inclusão social. As faixas estão disponíveis gratuitamente na internet (soundcloud.com/adriano-adiala e na Apple Music) e parte da renda obtida com a venda do trabalho será revertidas para instituições que desenvolvem trabalho com jovens gaitistas e meninas vítimas de estupro.

“A música foi feita para ajudar as pessoas”, explica o músico, que tem na bagagem shows em vários países. “O músico só pode ser considerado completo, não basta ter virtuose no instrumento, a pessoa tem que se dedicar e usar a música, que ganhou de graça, em prol do próximo”. 
 

Segundo ele, a “Trilogia” vem para abrir portas a outros artistas que queiram fazer parte deste trabalho social. Além de oferecer recursos à entidades, Adiala também ensina meninas de Belém do Pará vítimas de abuso sexual a tocar gaitas e as prepara para apresentações. 
 
No dia 26, ele faz um show beneficente em São Paulo, para arrecadação de alimentos, que serão destinados à Casa da Vó Benedita, entidade de Santos que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A apresentação acontece na sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Mais informações em www.facebook.com/adrianoadiala.
 
Gaita no chão
Adiala revela que sua carreira musical começou aos 11 anos, quando encontrou uma gaita no chão. “Comecei a soprar o instrumento orientado pelo Divino, mesmo”. Começou a tocar, para ajudar a mãe e trazer alimentos para casa, e foi se aperfeiçoando, graças também à ajuda de Eduardo Nadruz, o Edu da Gaita. “Comecei a fazer um trabalho com bossa nova, porque, até então, só se fazia blues e alguma coisa de rock. Resolvi que, na gaita, tinha que tocar música brasileira”. 
 
Ao longo dos 35 anos de carreira, fez diversas apresentações, solo ou acompanhado por músicos consagrados, em diversos estados do Brasil e também no Exterior. No início do ano que vem, Adiala fará turnê em Portugal.

Confira entrevista de Adriano Adiala no Orla TV