Notícias

Sífilis

05/11/2016Da Redação
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria, Treponema pallidum. Atualmente, o número de casos está crescendo, apesar de poder ser evitada pela prática do sexo seguro, usando-se preservativos masculinos ou femininos. E a prevenção é muito importante porque, quando doente, a mulher grávida transmite a bactéria em 100% dos casos para o bebê durante a gestação ou no momento do parto.
 
O tratamento é bastante eficaz e o medicamento indicado é a penicilina benzatina, podendo ser usado em mulheres grávidas com bastante segurança tanto para o bebê, quanto à mãe. É um tratamento que reduz em 97% a transmissão congênita, mas, mesmo assim, estima-se que, anualmente, cerca de 12 mil crianças brasileiras nasçam com a doença. Isso demonstra problemas no atendimento pré-natal. Todas as mulheres devem ser testadas com o exame VDRL, para saber se estão infectadas, o que não está sendo feito. Alguns estudos mostram que apenas um quarto das mulheres grávidas o realizam.
 
Nos últimos três anos, mais um problema surgiu para o controle da doença: a falta de penicilina benzatina no mercado mundial. Uma das explicações para essa falta é de que são poucos fornecedores mundiais. Como é um medicamento de baixa rentabilidade, não desperta o interesse dos laboratórios. 
 
Em função dessa condição, no mundo, há explícita recomendação de que a penicilina benzatina seja indicada exclusivamente para mulheres grávidas com sífilis, pois é o único eficaz nessa situação. Principalmente porque é possível usar, com sucesso, outros medicamentos contra o treponema em mulheres infectadas que não estejam grávidas, assim como em homens.
 
Existem vários tipos de penicilina e a benzatina tem a vantagem de ter ação de longo prazo, exigindo menor repetição de doses. Pode ser aplicada a cada semana ou mês, dependendo da doença. É um medicamento também usado para outras doenças crônicas, como a endocardite bacteriana.
 
Se ainda tiver dúvidas, encaminhe-as para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.