Notícias

Infarto: aumenta em 30chr37 entre homens com mais de 40 anos

03/11/2016Da Redação
Infarto: aumenta em 30chr37 entre homens com mais de 40 anos | Jornal da Orla
Um estudo realizado pelo Pronto Socorro do HCor (Hospital do Coração), na capital, mostra um aumento de 30% de diagnósticos de infarto agudo do miocárdio em pacientes atendidos na unidade. A média mensal de atendimentos de 2015 foi de 166 pacientes, enquanto que de janeiro a setembro deste ano foi de 218 pessoas.

O levantamento apontou que 78% dos pacientes são homens acima de 40 anos e 22% mulheres acima de 50.  

Segundo o cardiologista Edgard Ferreira, esse quadro pode estar relacionado com aumento do nível de estresse, ocasionado por problema financeiro, sedentarismo, tabagismo, obesidade e consumo de álcool. 


Dicas para proteger o coração
Controlar o estresse, praticar atividade física, parar de fumar e evitar alimentos gordurosos e frituras são recomendações conhecidas contra o infarto agudo do miocárdio, mas há outras dicas que poucas pessoas imaginam que podem salvar a vida, como indica o cardiologista Edgard Ferreira:
 
Evite congestionamento e poluição: a OMS (Organização Mundial da Saúde) comprovou que um a cada cinco casos de doença cardiovascular tem como causa a poluição de ar; 
 
Atenção durante as manhãs: as primeiras horas do dia costumam ser as mais perigosas quando o assunto são doenças cardiovasculares. Entre 18% a 30% dos casos de infarto e AVC ocorrem no período da manhã e nos dias mais frios;
 
Caso tenha suspeita de infarto: uma das medidas mais eficazes em caso de suspeita de infarto é tomar dois comprimidos de ácido acetilsalicílico (caso não tenha alergia a esta substância ou tenha risco de sangramento espontâneo) enquanto aguarda o resgate.