Notícias

A porta ideal para cada ambiente

29/10/2016Da Redação
A porta ideal para cada ambiente | Jornal da Orla
Se você acredita que a única opção para o projeto de sua residência são portas básicas e convencionais, saiba que está enganado! Existem diversos tipos de portas e de mecanismos de abertura específico para o que pede o ambiente. Portas de correr, sanfonadas, camarão: confira os detalhes de cada modelo para acertar na escolha. 
 
Abertura tradicional
As portas de abertura convencional são as mais simples, baratas e de fácil instalação. A folha de madeira recebe três dobradiças em uma de suas laterais, que são fixadas ao batente. Este modelo garante conforto térmico e acústico aos ambientes. É por isso que este é o modelo mais indicado para todos os cômodos da casa.
 
Pivotante
O funcionamento das portas do tipo pivotante é parecido com o de uma porta comum. As ferragens reguladores da abertura marcam a diferença: ao invés de dobradiças, são instalados dois pivôs (pinos), que prendem a porta em cima e embaixo. Esta peça regula o quanto da folha irá abrir para fora e também o trecho que deverá girar no sentido contrário. 
 
Camarão
Também chamado de modelo articulado, esta porta tem um sistema de abertura diferente: três dobradiças interligam duas ou mais folhas presas ao eixo central do batente e encaixadas em um trilho superior. Para abrir, basta empurrar a primeira folha, que irá deslizar sobre as outras até que as mesmas fiquem recolhidas em um dos cantos do vão. Ideal para espaços pequenos.
 
Sanfonada
Esta porta lembra o de uma sanfona e suas “pregas” são visíveis quando ela está aberta. Neste modelo, folhas de madeiras maiores articuladas são ligadas por dobradiças e ficam presas a um trilho superior, responsável por deslocá-las. Esta opção é indicada para locais com metragem reduzida, principalmente em cozinhas e banheiros. 
 
De correr
Excelente opção para ganhar espaço no ambiente, a porta de correr tem um sistema que depende de um trilho, que pode ficar aparente ou embutido – no forro de gesso ou batente. Presa ao trilho por roldanas, a porte corre para os lados. Há vezes em que são necessárias duas portas, então, uma se esconde atrás da outra. O modelo permite a passagem do vento, o que compromete seu uso na entrada da casa, por exemplo..