Notícias

Pergolado em casa

15/10/2016Da Redação
Pergolado em casa | Jornal da Orla
Ideais para áreas externas, o pergolado traz charme para os espaços de descanso e lazer, além de auxiliar na projeção de sombra e apoiar flores e plantas como as trepadeiras. A estrutura pode ser instalada próxima à piscina ou substituindo a varanda. Mas existem alguns detalhes, como altura, manutenção e tipo de madeira, que devem ser levados em conta antes de instalar um pergolado no jardim ou quintal de casa. Confira:
 
Espaço adequado
Ao instalar o pergolado em uma casa, observe a altura do espaço e fundação (forma de apoio do pergolado). A estrutura deve estar isolada na terra e o material utilizado deve ser de boa resistência para aguentar os efeitos do sol e da chuva.
 
Madeira ideal
Para ter um efeito rústico, use toras de eucalipto redondas. Se a ideia é um ambiente contemporâneo, opte pelos pergolados retos e limpos, que podem receber cobertura de vidro ou forro de bambu. Quem gosta de estilo diferente, pode incluir ponteiras decoradas e entalhadas, com aspecto oriental. As madeiras mais usados na construção dos pergolados são  pínus, peroba, jatobá, madeira de demolição. 
 
Pergolado de concreto?
Apesar de os pergolados originais serem feitos de madeira, existem vários materiais que podem substituir a matéria-prima, como o concreto, metal, bambu e plástico. Ao escolher o tipo de pergolado, considere a manutenção para que a estrutura não perca suas características estéticas com o passar do tempo.
 
Decorando o espaço
O espaço reservado para bate-papo, leitura, relaxamento e refeições ao ar livre deve incluir um conjunto de mesa e cadeiras, poltronas e pufes específicos para descanso e redes. 
 
Quanto custa?
Os preços dos pergolados de madeira variam conforme cada projeto e levam em conta os materiais para construção e mão de obra. Com o investimento de R$ 400 por metro quadrado é possível montar uma pequena estrutura charmosa e resistente.