O já tradicional Encontro de Violões de Mongaguá, evento que chega à sua 6ª edição, este ano terá um tom diferente: será completamente voltado às comemorações dos 20 anos do Centro Cultural Raul Cortez. As apresentações acontecerão dias 14 e 15 de outubro, a partir das 19 horas, no próprio espaço.
Com a reverência à data especial, os músicos homenagearão os professores do Centro Cultural que transmitiram seus conhecimentos ao longo desses anos. Segundo a Diretoria Municipal de Cultura, a Oficina de Violão sempre foi uma das mais procuradas, o que originou o evento, visando trabalhar permanentemente um repertório que passa do erudito ao popular, buscando levar ao público peças pouco executadas, transcrições, arranjos e estreias, juntamente com melodias comuns.
Em todas as suas edições, o Encontro de Violões também homenageia professores de violão e compositores de música erudita. Os primeiros foram Henrique Pinto e Gilberto Mendes. No ano seguinte, Francisco Pupo e Sérgio Vasconcellos-Corrêa. Já na 3ª edição, o professor e compositor Marcelo Brasil. Na 4ª, Antônio Mazione Maestro, grande mestre, uns dos professores mais premiados do País. E o quinto evento homenageou a cultura japonesa, contando com a apresentação do violonista e multi-instrumentista, Camilo Carrara.
Este ano, estão previstas as exibições de Rayssa Oliveira, solista convidada, que já se apresentou em vários locais da região e recebeu Menção Honrosa em 2016 no XI Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos da FITO de Osasco. Outro que estará no evento é Gabriel Delfino, ex-aluno da Oficina de Violão do Centro Cultural, que desde 2000 trabalha com cena musical, tocando violão, baixo e gaita, e tendo em sua trajetória mais de mil shows. Em 2015 foi uma das grandes atrações a bordo do Costa Fascinosa, durante os quatro meses que o cruzeiro viajou a América do Sul e Europa.
A programação terá a participação também de Evandro Voskeli, aluno do Projeto Guri de Mongaguá, que desde 2013 já realizou diversas apresentações como percussionista e baterista; Gabriel Herter Nogueira, tecladista estreante no Encontro de Violões; e Bruno Casalunga, que foi aluno do Centro Cultural em 2001.
Marcam presença ainda a cantora Márcia Latorre, ex-aluna da Oficina de Violão de Mongaguá e que já participou com destaque de diversos festivais nacionais e internacionais, os atuais alunos das oficinas de Violão dos dois centros culturais da cidade (Raul Cortez, no Vera Cruz, e Antonio Pires de Abreu, em Agenor de Campos), além da Orquestra de Violões de Mongaguá e do Coral da Oficina de Técnica Vocal e Canto Coral.
O Centro Cultural Raul Cortez fica na Avenida São Paulo, 3.465, Vera Cruz. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3507-5477.
Deixe um comentário