Notícias

Os desafios de Paulo Alexandre

06/10/2016Da Redação
Os desafios de Paulo Alexandre | Jornal da Orla
Depois de atropelar os adversários e se reeleger no primeiro turno, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), tem grandes desafios pela frente, como dar continuidade a obras fundamentais para a cidade em meio à maior recessão da história do país. O prefeito terá a tarefa de adequar as finanças municipais diante de uma brutal queda de arrecadação e apresentar propostas para iniciar um processo de recuperação da economia, que garantiria emprego e renda e beneficiaria toda a região.
 
Prioridades
Entre as obras prioritária estão às da entrada da cidade, um gigantesco investimento em parceria com os governos estadual e federal. Paulo Alexandre sabe, também, que é preciso atrair novas empresas para o município, investir pesado na saúde – setor que mais preocupa os santistas -, concluir obras iniciadas e que estão em ritmo lento por conta da crise, e, finalmente, enxugar gastos.
 
Medidas duras
A situação atual do país exige que, a exemplo de Michel Temer, em nível nacional, Paulo Alexandre adote medidas duras e impopulares para que Santos possa continuar sendo uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil. Para superar os desafios, o prefeito terá de contar, também, com o apoio da Câmara, onde tem e continuará tendo folgada maioria.  
 
Alckmin
A exemplo do que ocorreu com João Dória, em São Paulo, a vitória expressiva de Paulo Alexandre ,em Santos, reforça a candidatura presidencial de Geraldo Alckmin em 2018.
 
Região metropolitana do PSDB
Piada que circula por aí: o governador Geraldo Alckmin vai mandar instalar no Sistema Anchieta-Imigrantes,  na descida da serra, placas dizendo: “Região Metropolitana do PSDB”. O Os candidatos a prefeito do partido venceram em sete das nove cidades da cidade região (Bertioga, Cubatão, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe). Em São Vicente, o vencedor é do PMDB, alinhadíssimo com o vice-governador, Márcio França (PSB). E em Guarujá, o segundo turno será disputado por candidatos do PPS e PSB, ambos integrantes da tropa de apoio ao governador.
 
O time dos derrotados
As prefeitas de Cubatão, Marcia Rosa (PT), e de Guarujá, Maria Antonieta (PMDB), sofreram duras derrotas nesta eleição. Em Guarujá, o candidato apoiado por Antonieta ficou em quinto lugar, com míseros 3,5% dos votos válidos. Em Cubatão, o candidato apoiado por Marcia ficou em último lugar, com 5,6% dos votos.
 
Mas nada se compara à situação do prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili. Ele não se candidatou à reeleição, não apoio nenhum dos postulantes (aliás, nenhum deles queria!) e, curiosamente, não está filiado a nenhum partido político.