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Banda Sinfônica de Cubatão apresenta Série Concertante na Igreja São Francisco

23/09/2016Da Redação
Banda Sinfônica de Cubatão apresenta Série Concertante na Igreja São Francisco | Jornal da Orla
A Banda Sinfônica de Cubatão faz mais uma apresentação da “Série Concertante” que leva a música erudita com forte raiz no Brasil e fora dele, para as mais diferentes plateias. Neste domingo (25), às 17h, o concerto será na Igreja São Francisco de Assis (Av. Nossa Senhora da Lapa, 676), na Vila Nova. A apresentação abre as celebrações em homenagem ao santo.
 
O repertório inclui a belíssima “Egmont Overture”, de Beethoven. O tema da música é uma dramática narrativa da vida do Conde de Egmont, do século XVI. O arranjo é de David Marlatt. Outra peça que merece destaque é “Jesu, Joy of Man’s Desiring”, de Bach, com arranjo de Alfred Reed, uma obra cheia de surpresas e com alta dificuldade técnica.
 
Os clássicos eruditos não param por aí. A Sinfônica também traz “Carmen Suite nº1”, de Bizet. A música clássica do Brasil também será lembrada com “Mourão”, de Guerra Peixe e transcrição para formação de banda sinfônica do maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão.
 
O regente titular da Sinfônica, Rodrigo Vitta, destaca a participação da solista Suzane Raquel de Freitas na clarineta. A artista será destaque na canção “Clarinet Concerto”, de Rimsky-Korsakov, com arranjo de Kurt Sorbon. “A cada apresentação levamos um repertório diferenciado. Estamos fazendo uma viagem pelo mundo através da música erudita e mostrando aos mais variados públicos o quão interessante é o repertório clássico”, disse o maestro Vitta.
 
“Era uma vez a Música” – A agenda da Sinfônica tem, ainda, apresentação para a criançada no próximo dia 28/9, às 15, no Bloco Cultural da cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº). O projeto “Era uma vez a Música” apresenta a música clássica de uma maneira lúdica para a criançada. O personagem Zanza, interpretado pelo ator Fabiano di Mello, fala sobre a formação da banda, os instrumentos musicais utilizados e sobre a música erudita em si. Conta com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares que ainda aprendem a se comportar num espaço de teatro, apreciando o silêncio para a escuta correta da música.