A amazona de Cubatão, Giovanna Lara de Freitas, já está concentrada em São Paulo, com o restante da Seleção Brasileira de Hipismo, para participar do Campeonato Sul-Americano da modalidade. A competição acontece até o próximo domingo, na Sociedade Hípica Paulista.
Essa é a terceira vez que Giovanna é convocada para integrar a equipe verde-amarela na competição mais importante do continente. Apenas 10 conjuntos estarão representando a categoria Pré-Júnior no Sul Americano. Giovanna é a única representante da Baixada Santista na prova. “A expectativa é muito boa. Nós, atletas, treinamos o ano inteiro para participar dessa competição. Estamos preparados e pretendemos voltar com um ótimo resultado”, garante a atleta.
Para conquistar a vaga, Giovanna participou de algumas seletivas nos últimos meses. A última foi durante o Campeonato Brasileiro de Salto, realizado na Sociedade Hípica Paranaense em julho. A competição reuniu 37 conjuntos (cavalo e atleta) da categoria Pré-júnior que envolve atletas de 14 a 16 anos. Ela terminou em sétimo lugar na classificação geral.
Participou também da seletiva que aconteceu durante a Copa JK de Hipismo, em Brasília. A amazona foi ouro por equipes. No CSN da Juventude, realizado na Sociedade Hípica Paulista, Giovanna foi bronze por equipes e na etapa seletiva de Curitiba foi novamente campeã por equipe. Em duas dessas provas, Giovanna conseguiu pelo menos três pistas zeradas, ou seja, sem faltas. Esse é um dos principais critérios da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para poder brigar pela vaga na equipe brasileira no Sul-Americano.
Em 2014, a competição aconteceu em Santiago, no Chile, e a amazona cubatense terminou em 4º lugar no campeonato que reuniu 67 conjuntos de todo o continente.
Deixe um comentário