Notícias

Interação entre os medicamentos e alimentos

27/08/2016Da Redação
Interação entre os medicamentos e alimentos | Jornal da Orla
Os medicamentos e alimentos têm em comum o fato de realizarem função química no organismo. Outro ponto em comum é o percurso dentro do corpo, após sua administração. Os alimentos e os medicamentos atingem o organismo através da distribuição sanguínea. Assim, é possível, e comum, que os alimentos interfiram nos efeitos dos medicamentos e o contrário também é válido.
 
A interferência mais conhecida é o comprometimento do cálcio, presente no leite ou na suplementação, sobre alguns tipos de antibióticos. O cálcio reage quimicamente com as tetraciclinas e outros antibióticos, tornando-os insolúveis, o que reduz a absorção dos antibióticos. Uma substância insolúvel fica sólida, impedindo que atravesse as barreiras do intestino e da corrente sanguínea.
 
Alguns medicamentos são indicados para serem tomados em jejum. Por exemplo, o alendronato, contra a osteoporose, e a levotiroxina, para hipotireoidismo. No caso do alendronato, fazer uso do medicamento junto com café ou suco, pode reduzir em 60% a absorção do medicamento. Para a levotiroxina, além do café, os derivados de soja e as fibras alimentares diminuem absorção, reduzindo a quantidade disponível no sangue.
 
Quem faz uso de um tipo de antidepressivo não deve tomar vinho, não apenas por causa do álcool, mas por haver um componente na uva que aumenta as reações adversas do antidepressivo sobre o sistema cardiovascular. E mais, a vitamina k, presente nos óleos vegetais e hortaliças, diminui o efeito dos anticoagulantes.
 
Os alimentos podem interferir na eliminação dos medicamentos. O lítio usado para o controle do humor sofre influência da quantidade ingerida de sódio (sal de cozinha). Quanto maior a ingestão de sódio, aumenta a eliminação do lítio. Isso quer dizer que comidas muito salgadas diminuem o efeito do medicamento.
 
Até o uso de antiácidos ou moduladores do pH do estômago podem comprometer a absorção das vitaminas B1 e B12, além do ferro. Por outro lado, as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) são melhores absorvidas quando ingerimos alimentos gordurosos. E o ácido acetilsalicílico será totalmente absorvido com os alimentos, porém terá um retardo de cerca de meia hora, porém ao fazer uso junto com a alimentação, tem a vantagem de diminuir a irritação que provoca no estômago.
 
Se ainda tiver dúvidas, encaminhe-as para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.