Na terça-feira (16), a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Operações Urbanas, deu início aos serviços de nivelamento na orla da Praia da Enseada. A operação é necessária para a construção dos 54 novos quiosques, que integram o Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) da Prefeitura, que foi aprovado em junho do ano passado, pela Advocacia Geral da União (AGU).
De acordo com o secretário municipal de Operações Urbanas de Guarujá, Albino José de Carvalho Neto, esta primeira etapa da construção dos novos quiosques se concentra apenas no nivelamento da orla da praia. “Este processo é importante para que o espaço da calçada fique livre para a obra, que deve iniciar a partir de setembro. Para isso, são retirados os bancos, as guias de concreto que separam a calçada da área de grama, terra, arbustos e palmeiras de 34 áreas de 20×30 metros, por toda extensão da orla”, explicou.
O projeto prevê a construção de 20 quiosques duplos (40 unidades) e 14 individuais, totalizando 54, que será custeada pelos próprios permissionários. Cada um terá o direito à exploração por cinco anos, sendo necessário processo licitatório após esse período. O formato escolhido para a construção foi o pré-moldado de PVC 100% reciclável, que respeita outros princípios sustentáveis, tal como a redução de 80% de gastos com materiais, economia de 75% de consumo de água e energia durante a obra e baixa manutenção.
A expectativa é que a construção dos quiosques e o trabalho paisagismo em volta sejam finalizados até dezembro.
Deixe um comentário