Notícias

Dia Nacional de Controle do Colesterol é comemorado nesta segunda-feira

08/08/2016Da Redação
Dia Nacional de Controle do Colesterol é comemorado nesta segunda-feira | Jornal da Orla
O Dia Nacional de Controle do Colesterol é lembrado nesta segunda-feira (8), com o objetivo de promover a conscientização e a importância da prevenção e do tratamento desta substância tão importante para o funcionamento do organismo, mas que, em excesso, pode matar. Embora esta gordura desempenhe funções essenciais para o corpo, pois atua na formação das membranas celulares, vitamina D, hormônios e ácidos biliares, o colesterol alto aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
 
Segundo o cardiologista Otavio Gebara, os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância, até os 5 anos de idade. “O processo de depósito de gorduras nas artérias começa bem cedo. Existe uma interação entre os fatores genéticos e ambientais, mas também depende do estilo de vida, se a criança se alimenta de forma adequada ou não”, explica.
 
Bom e Ruim
LDL, considerado “colesterol ruim”, que facilita a entrada do colesterol nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura, causando o “entupimento”.
 
HDL, considerado “colesterol bom”, que retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os níveis ideais de colesterol no sangue são de 70mg/dL, não ultrapassando 100mg/dL. De 160 a 189 já é considerado alto e acima de 190 muito alto.
 
Fatores de Risco
Gebara esclarece que muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e falta de atividade física. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta. Cerca de 70% do excesso de colesterol LDL (ruim) é produzido pelo fígado e o restante (30%) vem da ingestão de alimentos ricos em gordura.
Como o excesso de colesterol LDL não apresenta sintomas é indicado fazer exames com frequência, principalmente se a pessoa ingere muita gordura saturada, está acima do peso, é sedentário ou se tem histórico de morte por infarto na família.
 
Dicas de prevenção
Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle são fundamentais para controlar o colesterol. O cardiologista Ibraim Masciarelli Pinto, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), recomenda ainda a não ingestão de alimentos ricos em gorduras e industrializados, além de aumentar a quantidade de vegetais na dieta. “Água e alimentos que contêm fibras, como aveia, grãos, vegetais e hortaliças, também auxiliam no controle dos níveis de colesterol”, orienta.