Notícias

Uma grande biografia no lixo da história

30/07/2016Da Redação
Uma grande biografia no lixo da história | Jornal da Orla
É devastador para a imagem do ex-presidente Lula o laudo que a Polícia Federal elaborou sobre o sitio de Atibaia usado pela família Silva. Segundo o documento oficial, Lula e sua esposa, dona Marisa, orientaram as reformas utilizadas no imóvel, que começaram quando o chefão petista ainda ocupava o Palácio do Planalto.
 
As mensagens divulgadas mostram conversas sigilosas do ex-presidente da Construtora OAS, Léo Pinheiro, informando o que Lula e dona Marisa desejavam para as reformas no sitio. Há imagem, inclusive, do ex-presidente e do arquiteto da OAS, empresa enrolada no Petrolão, Paulo Gordilho , na adega do sítio. Lula aparece bebendo. 
 
Em mensagem divulgada pela PF, Gordilho afirma a um amigo: “Bebemos eu e ele uma garrafa de cachaça da boa Havana mineira e umas 15 cervejas”. Beber cachaça e cerveja não é crime, mas ter reformas patrocinadas por empreiteira no exercício de um cargo público é crime e pode significar o indiciamento de Lula na Lava Jato. 
 
O relatório mostra que a construtora não só patrocinou a reforma do sitio, como também do triplex do Guarujá, ambos os serviços em benefício da família Silva e sob a orientação de Lula e de dona Marisa. Trabalho sigiloso que foi marcado em códigos: zeca pagodinho 1 (sítio) e zeca pagodinho 2 (triplex).
 
Do ponto de vista legal ficou bastante complicada a situação do ex-presidente, que sempre negou ser proprietário do sítio e do famoso triplex do Guarujá. Mas, como dispõe de recursos para contratar os melhores advogados do país, existe a possibilidade de não ter o mesmo fim de vários companheiros do PT, o mais notório deles, José Dirceu.
 
Lula pode escapar da cadeia, mas sua imagem está definitivamente arruinada.  O líder que pretendia acabar com a corrupção e promover justiça social foi seduzido pelas benesses do poder e, levado pela vaidade, jogou na lata do lixo da história o que seria uma grande biografia humana. Uma pena.