Notícias

Home office iluminado

23/07/2016Da Redação
Home office iluminado | Jornal da Orla
A iluminação é ponto inicial para quem quer montar um home office. É ela que garante produtividade para que importantes tarefas sejam realizadas, no conforto de casa. Mas, para iluminar o escritório particular, é preciso planejamento. Confira as dicas:
 
Luz específica
Mesmo sendo um cantinho da sua casa, o home office precisa – e merece – luminárias específicas para o momento de trabalho, pelo fato de que você passará muitas horas no local. A iluminação deve ser uniforme e, principalmente, não ofuscante para evitar a fadiga nos olhos. Opte por lâmpadas fluorescentes tubulares, que têm e fazem boa distribuição de seu fluxo luminoso no ambiente. E evite as que tiverem luz amarelada.
 
Iluminação geral
A instalação de diferentes lâmpadas e luminárias decorativas pode ser interessante na sala de estar ou cozinha, mas não em um home office.  Nestes locais, utilize apenas luzes que irão contribuir para a sua jornada, evitando informações visuais no plano de trabalho. Diferenças de luz causam, entre outros problemas, fadiga visual, já que exigem um constante trabalho de acomodação dos olhos.
 
Luz direcional
Instale luminárias pendentes sobre a mesa de trabalho. Além do efeito estético, elas direcionam a luz para o ponto mais importante do local. Escolher lâmpadas de LED ou neutras, que não geram calor. 
 
Aproveite a luz natural
Na iluminação de escritórios, o ideal é que as luminárias sejam instaladas longitudinalmente às janelas, ou seja, em uma fila dupla, no teto, separadas por um “corredor” iluminado pela luz externa. Em um home office, vale a mesma regra. Este tipo de disposição cria uma relação de complementação à luz natural, que pode entrar no espaço pela janela. Desta maneira, é possível instalar um número menor de lâmpadas e ampliar a efetividade na distribuição de luz.