Praga, a capital da República Tcheca às margens do rio Vltava, é um dos destinos mais surpreendentes e encantadores do Velho Continente. A bela cidade tem uma das arquiteturas mais ricas da Europa, que mistura do gótico ao renascentista e prédios modernos que convivem lado a lado com um dos maiores castelos do mundo. Um lugar que atrai turistas o ano inteiro, famintos por conhecimento, história e cultura. A escura cidade kafkaniana está cada vez mais cosmopolita e vibrante, com agitada vida noturna, diversas galerias de arte e lojas de grife. A grande maioria das atrações de Praga está concentrada no Centro da cidade. Conheça as mais famosas:
Castelo de Praga (foto) – Trata-se do maior complexo do mundo dessa categoria e até hoje representa o centro político do país, morada das joias da coroa do antigo reino da Boêmia e sede do governo presidencial da República Tcheca. Dentro dele fica a gótica Catedral de São Vito, construída em 1344 e finalizada apenas em 1929. No Convento de São Jorge, a Galeria Nacional reúne arte tcheca dos séculos 16 e 18. Vistas panorâmicas de Praga podem ser apreciadas após uma subida de 287 degraus na Grande Torre.
Ponte Carlos – Um dos mais conhecidos símbolos de Praga, a ponte foi construída em 1357 sobre o Rio Vltava e até 1841 era a única da cidade a ligar os dois distritos. Construída de granito maciço, a ponte é uma atração por si só, com suas 30 estátuas do século 18 espalhadas por toda sua extensão.
Praça da Cidade Velha – Dominando o centro velho, a Staromestké Nám é a mais famosa praça de Praga, dominada pelas torres góticas da igreja de Nossa Senhora de Týn e pela barroca Igreja de São Nicolas. É um grande espaço recheado por artistas de rua, lojas de suvenires, restaurantes e turistas.
Malá Strana (Pequeno Quarteirão) – É onde o charme de Praga atinge seu ápice. A graça é caminhar pelas ruelas, com suas pequenas lojas de souvenir e restaurantes escondidos, conhecer a Igreja de São Nicolas e caminhar pelo Wallenstein Palace e seus jardins.
Bairro Judeu – O histórico bairro de Josefov um dia foi o distrito judeu de Praga. A população judaica foi reduzida consideravelmente desde o final da II Guerra Mundial, mas o bairro ainda abriga atrações interessantes para turistas de todas as religiões. A começar pelas Sinagogas Antiga e Nova, com seus traços góticos datados de 1270 e que é a mais antiga sinagoga em funcionamento no Velho Mundo.
Torre em Staré Mesto – É lá que se encontra o relógio astronômico, uma construção de geometria complexa com figuras de apóstolos e caveiras em movimento que anunciam a nova hora.
Franz Kafka Museum – Próximo à Ponte Carlos, o Museu de Franz Kafka apresenta, de forma interativa, a vida e obra do mais famoso literato da República Tcheca, autor de “A Metamorfose” e “O Processo”.
Museu do Comunismo – O espaço exibe artefatos e expõe situações dos longos anos de regime comunista vividos na antiga República Tcheca.
700 anos de nascimento de Carlos IV
O ano 2016 na República Tcheca está dedicado a Carlos IV, nascido há 700 anos. Os castelos e palácios tchecos relembram o rei tcheco e em sua homenagem prepararam muitas novidades relacionadas ao antigo soberano e à dinastia de Luxemburgo.
Castelo de Praga (foto) – Para a temporada que começa, estão programadas várias exposições e eventos que trazem o século XIV para a atualidade. Em uma delas, Carlos IV é apresentado não somente como um engenhoso homem de Estado, mas como um homem com preocupações cotidianas.
Castelo Karlstejn – O castelo de Karlstejn, que fica perto de Praga, é o ponto central das comemorações pelo sétimo século de nascimento do rei. Carlos IV desejou construir uma fortaleza para proteger as preciosas joias da coroa. O evento principal é a exposição ‘ Tesouro de Karlstejn’, que apresenta a cultura da corte real de Carlos IV, onde podem ser vistas as joias usadas pelos aristocratas no século XIV.
Castelos K?ivoklát, Tocnik e Náchod – Rosas comemorativas a Carlos IV foram plantadas no Castelo K?ivoklát, na Boêmia Central. O castelo Tocnik lembrará do filho do imperador, Rei Venceslau IV, que foi seu fundador. A exposição Bellifortis, aberta em maio no castelo, encanta especialmente aos apreciadores da arte militar, já que apresenta manuscritos da tecnologia militar e de combate. Já o Palácio de Náchod está oferecendo novas experiências durante os passeios graças à ponte especial que leva aos telhados históricos e sacristia da sua capela.