Baixada Santista

Por causa do frio, Cubatão intensifica atendimento à população de rua

15/06/2016Da Redação
Por causa do frio, Cubatão intensifica atendimento à população de rua | Jornal da Orla
A onda de frio intenso que se abate sobre a região fez com que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Cubatão adotasse medidas para intensificar o atendimento à população de rua. De acordo com a secretária da pasta, Raquel Peralta, um plantão de 24 horas está disponível para fazer a abordagem social e o encaminhamento dessa população para atendimento humanizado no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua). Os telefones para contato 24 horas são 99116-3364 e 99148-9295.
 
Pensando nas baixas temperaturas, características do outono e do inverno, a Semas desde março já havia ampliado o horário de atendimento do Centro Pop. Durante os meses mais frios, o serviço estará disponível diariamente das 7 às 19h. Nos demais meses do ano, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 17h.
 
A secretária Raquel Peralta explica que, após o atendimento humanizado no Centro Pop, as pessoas em situação de rua são acolhidas de maneira provisória ou emergencial na Casa de Passagem ou em abrigos institucionais conveniados com a Prefeitura.
 
“Oferecemos a essas pessoas alimentação, higienização pessoal e atendimento psicossocial com uma equipe técnica especializada, formada por assistente social, psicóloga e operadores sociais”, explica a secretária. Segundo ela, mesmo com vagas limitadas, a Semas intensificou o atendimento psicossocial para busca e contato com familiares dessas pessoas, de modo a permitir o recâmbio delas para as cidades de origem, por entender que o retorno ao convívio familiar é sempre melhor que apenas retirar essas pessoas das ruas ou lhes oferecer higiene pessoal, alimentação e toda a acolhida humanizada que já é oferecida pelo Município.
 
“Pedimos à população que, ao encontrar um morador de rua ou uma pessoa em situação de rua, entre em contato conosco. Temos uma equipe que está à disposição para ir até o local e fazer o atendimento 24 horas por dia”, garante Raquel Peralta.
 
A secretária acredita que muitas pessoas têm sido solidárias a quem está nas ruas, doando cobertor, oferecendo um prato de sopa ou entregando agasalhos. “É um ato de solidariedade e amor ao próximo, mas precisamos oferecer também a essa população um novo caminho de superação e resgate da sua auto-estima, dignidade e cidadania”, destaca.
 
Equipamentos que fazem o acolhimento:
 
Plantão 24 horas – telefones: 99116-3364 e 99148-9295
 
Centro Pop
Rua Fernando Costa, 1004 A – Vila Couto
Funcionamento: de Seg à Seg das 7h às 19h
 
Casa de Passagem (Lar Fraterno)
Rua Fernando Costa, 1004 B – Vila Couto
Funcionamento: 24 horas de Seg à Seg
 
Abrigo Institucional (Casa de Emaus)
Av. Nações Unidas, 330 – Vila Nova
Funcionamento: 24 horas de Seg à Seg