Existem vários tamanhos, cores e formas de tapete. É por isso que algumas dúvidas podem surgir no momento de escolher o ideal para cada ambiente.
Cada cômodo deve ser equipado com tapete específico. No banheiro, um tapete macio próximo ao box é uma solução prática e agradável para as saídas do banho, evitando, assim, o contato direto dos pés descalços com o piso frio.
A mesma ideia deve ser considerada no quarto: um tapete felpudo, bem quentinho, se torna acolhedor aos pés da cama. Um tapete único, que abrange quase toda a extensão da cama, cai bem em quartos grandes. Se optar por esse tipo de tapete, o ideal é que sempre sobre, no mínimo, 50 cm de borda para fora da cama e deixe livre o espaço onde são colocadas as mesas de cabeceira.
Na cozinha, o tapete tem a finalidade de proteger o piso dos respingos de gordura e água, evitando escorregões. Eles devem ter o equivalente à largura do item que precisa de proteção (pia, geladeira ou fogão) e acompanhar a cor dos móveis. Opte por um modelo de material sintético, lavável e antiderrapante.
Indispensável na sala de estar, o tapete delimita o espaço e oferece conforto. Os de nylon são ideais para este cômodo porque são práticos de limpar. Possuem cores e tamanhos variados: os retos e lisos complementam o ambiente e os que têm formas e tamanhos mais ousados são para locais onde o tapete tiver função de destaque. Para salas pequenas, prefira os tapetes listrados, que causam sensação de amplitude.
No quarto das crianças, é um aliado, pois, como elas passam boa parte do tempo brincando no chão, ele ajuda a evitar o contato com o piso frio, além de proteger contra escorregões.
Deixe um comentário