Baixada Santista

Cubatão debate ações para garantir mais segurança em áreas próximas das ferrovias

09/06/2016Da Redação
Cubatão debate ações para garantir mais segurança em áreas próximas das ferrovias | Jornal da Orla
Buscar soluções conjuntas que garantam mais segurança ao longo da malha ferroviária que cruza o Município foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta quinta-feira (9) no Paço Municipal Piaçaguera, convocada pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (Segur).
 
Entre as ações que serão motivo de análises técnicas, para implantação em curto prazo, constam o aumento no número e na abrangência das câmeras de videomonitoramento nas passagens de níveis e trocas de informações entre as concessionárias das ferrovias e a Polícia Militar, principalmente quanto aos horários de passagens de composições.
 
A reunião foi desdobramento de encontro realizado no dia 2, em que se debateram os problemas de segurança – principalmente assaltos – nos acessos e nas saídas da cidade, em especial no sistema Anchieta/Imigrantes. Desta vez, decidiu-se analisar os casos ocorridos na malha ferroviária.  Cubatão é município cruzado pelos trilhos da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e do ramal Paratinga-Piaçaguera, os quais são usados por composições de carga em demanda ao Polo Industrial e ao Porto de Santos.
 
Os trens cruzam núcleos densamente povoados, como Vila Esperança, Vila Nova, Jardim 31 de Março, Vila dos Pescadores e a área central da cidade. Existem três pontos considerados críticos, onde marginais se aproveitam da parada ou redução de velocidade das composições, para assaltos a pedestres e motoristas que aguardam a liberação da pista: as passagens de nível na Avenida Joaquim Miguel Couto; na Avenida Henry Borden e na Rua Paraíba. Recentemente, câmeras do sistema de videomonitoramento da Prefeitura flagraram ações de assaltantes na passagem da Avenida Joaquim Miguel Couto.
 
Durante o encontro desta quinta-feira, representantes da empresa de Logística Rumo, uma das concessionárias de ramais ferroviários na cidade, apresentaram a possibilidade de contribuírem na melhora do sistema de videomonitoramento nas passagens de nível. A Polícia Militar assegurou que suas ações seriam facilitadas se a corporação tivesse acesso aos horários de passagens de composições. As concessionárias se comprometeram em fornecê-los. 
 
Decidiu-se, também, pela realização de reuniões técnicas em busca de soluções para as deficiências de segurança, tanto nas passagens de nível de veículos, como de pedestres.
 
Nova reunião foi marcada para o dia 17, para debate do mesmo assunto. Do encontro de hoje, coordenado pelo secretário municipal de Segurança e Cidadania, Armando Campinas Junior, participaram representantes das concessionárias Rumo Logística, ALL Logística, MRS Logística e VLI/Tiplan;  subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Centro Ambulatorial à Dependência Química (Cadeq)/Abordagem Social; 21° Batalhão da Polícia Militar; Conselho Municipal de Segurança e lideranças comunitárias