Com o retorno do Vintage como tendência de decoração, tecidos luxuosos como o veludo também estão de volta, especialmente nesta temporada de outono/inverno. Criado no Oriente e popularizado na Europa, o veludo é considerado um dos tecidos mais antigos existentes. Sinônimo de elegância, ele pode aparecer revestindo almofadas, poltronas e sofás, tornando-se um curinga para quem deseja decorar de uma maneira moderna com um toque retrô. Confira alguns motivos para você se render ao veludo e incluí-lo em seu projeto de decoração.
Veludo nos móveis
O tecido é ideal para deixar sofás, poltronas e chaises relaxantes e convidativos. Por ser encorpado, o veludo pede detalhes e arremates clássicos, como tachas de metal e os famosos capitone. Você pode apostar também em uma cabeceira em veludo para a sua cama ser a estrela do ambiente ou ainda forrar bancos e pufes com o tecido.
Cuidados simples
Os cuidados para preservar o veludo são simples: basta o uso frequente do aspirador de pó e, uma vez por mês, limpar a peça com um pano de microfibra úmido. A lavagem deve ser feita anualmente com xampu especial. Por esse motivo, é indicado contratar um serviço de limpeza profissional para manter sua beleza e maciez.
Almofadas
Quem não quer arriscar em ter um móvel de veludo, mas gosta da tendência, tem a alternativa de colocá-lo em pequenos detalhes, como nas almofadas. Além de trazer um ar de conforto ao ambiente, essas peças em veludo adicionam um toque de sofisticação imediato para poltronas, camas e sofás. Para os fãs do estilo contemporâneo, é possível criar estampas geométricas com o tecido em cores variadas. Os mais ousados podem apostar em misturar o veludo com o couro e criar uma peça charmosa e atual.
Como combinar
Em um sofá em veludo, não hesite colocar uma bela manta quentinha de outro tecido, pois, por ser clássico, o veludo combina com a alpaca, o algodão, o tricô e até mesmo o sued.
Deixe um comentário