Para quem sonha em viajar para a Europa, mas está desmotivado com os altos valores do euro, uma boa oportunidade para economizar é procurar destinos menos convencionais. Há cidades do leste do continente, em países como a República Tcheca, a Polônia e a Hungria, que estão entre as mais baratas da região, além de ricas em história, cultura e até vida noturna agitada. Passeios gratuitos ou mais econômicos como os free walking tours podem ser feitos nessas cidades, que são deliciosas para percorrer caminhando.
Cracóvia – Polônia
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Cracóvia, na Polônia, é uma das cidades mais antigas do país. Além da beleza arquitetônica, o destino é marcado pela história da Segunda Guerra Mundial, com alguns museus dedicados à tragédia, como a Fábrica de Schindler e o Museu Histórico da Cidade de Cracóvia. Mas por lá há também bastante diversão, com diversos bares, pubs e cafés charmosos no centro da Cidade Velha.
Budapeste – Hungria
A capital húngara é dividida em dois distritos, cortados pelo rio Danúbio. De um lado estão atrações como o Castelo de Buda e os spas de águas termais onde os turistas podem experimentar os banhos turcos. Do outro, estão o Parlamento, a Grande Sinagoga e a Basílica de São Estevão, além dos pubs em ruínas – antigas fábricas e armazéns que agora abrigam bares estilosos.
Praga – República Tcheca
É outro destino imperdível em um roteiro pelo leste europeu. Entre suas atrações mais emblemáticas estão a ponte de São Carlos, o icônico relógio gastronômico na Praça da Cidade Velha, o Castelo de Praga, além das saborosas cervejas da região.
Zadar – Croácia
Os que quiserem conhecer a Croácia, a dica é visitar uma cidade diferente, Zadar. O destino abriga igrejas medievais, ruínas romanas, além de bares animados para quem quer curtir a noite. Uma atração inusitada é o órgão marítimo, construído dentro do calçadão e que toca de acordo com o vento e o movimento das ondas do mar.
Sofia – Bulgária
Uma das cidades mais baratas do velho continente, Sofia, capital da Bulgária, também é rica em história, já que a região foi disputada por gregos, persas, turcos, romanos e eslavos. Em um só destino você encontra igrejas, sinagogas e mesquitas, além de diversos parques e jardins que dão ainda mais charme ao lugar.