Baixada Santista

Guarujá assina concessão para novo contrato do transporte público

31/05/2016Da Redação
Guarujá assina concessão para novo contrato do transporte público | Jornal da Orla
Ampliar o acesso, garantindo o conforto e a segurança dos usuários. É com base nesta premissa, que a Prefeitura de Guarujá atua firme desde 2009, para a melhoria do transporte público na Cidade. E nesta semana, com assinatura do edital para nova concessão no setor, a expectativa da Administração Municipal é de que os usuários sejam beneficiados com outros grandes avanços.
 
O novo edital será publicado na edição desta terça-feira (31), do Diário Oficial do Município, atendendo ao critério de transparência adotado pela Municipalidade, e que visa fazer com que a população saiba quais as melhorias que serão adotadas, neste novo procedimento licitatório. A medida também segue cronograma, por ser um procedimento posterior à realização das audiências públicas, ocorridas em março deste ano. 
 
Principal anseio da população, o aumento da frota será contemplado, o que trará reflexos positivos na diminuição do tempo de espera pelos usuários. Hoje, Guarujá possui um total de 162 veículos. Com o novo processo licitatório serão inicialmente 176 veículos e até o fim deste ano, 190. Deste modo, em oito anos de contrato, a frota passará a dispor de 234 ônibus. Destes, 35 serão veículos climatizados (com cinco microônibus já inclusos). Para se ter uma ideia do trabalho de ampliação feito pela Prefeitura desde 2009, no antigo contrato firmado em 2000, estavam previstos apenas 110 veículos.
 
De acordo com a diretora de Trânsito e Transportes de Guarujá, Quetlin Scalioni, a proposta da Prefeitura é conseguir atender aos anseios dos usuários. “Desejamos a melhoria efetiva na qualidade do transporte e, principalmente, o cumprimento da programação horária. Sem contar o aumento da frota, oferecendo o devido conforto aos usuários, com veículos climatizados, e outras melhorias que o nosso munícipe precisa”. 
 
A nova concessionária terá a responsabilidade de fazer todas as melhorias pertinentes. Isso engloba a manutenção de todos os abrigos e pontos de ônibus existentes (ampliação da colocação de abrigos em locais de maior circulação, de acordo com a necessidade), horário dos coletivos, internet, entre outros benefícios como a biometria facial, por meio de bilhetagem eletrônica, a ser instalado em cada ônibus, para evitar a venda ilegal dos bilhetes de passagem.
A licitação acontecerá em três fases. A primeira é que ao assumir a operação, a empresa terá até 90 dias para até adequar a frota, além da contratação de funcionários. Passado esse período, começam as intervenções no sistema, com a permanência das gratuidades já existentes, sem contar a instalação de wi-fi, adequação da frota e a operação da linha turística. 
 
Posteriormente, será alterada toda a identidade visual dos coletivos. E a partir da implantação da garagem, a empresa deverá reforçar, de forma imediata, as linhas mais críticas, adotando medidas que definam o intervalo mínimo entre um coletivo e outro. Na sequência, a reorganização das linhas, a necessidade de avançar em projeto que envolvam os principais corredores viários, permitindo assim uma avaliação da atual integração.