
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promove o workshop gratuito Oficina de Relógios, com o artesão e relojoeiro Antonio Rodrigues Lima, conhecido como sr. Toninho, nos dias 4 e 5 de junho, às 14h, na Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, no Centro Histórico). A atividade é aberta, sem necessidade de inscrição. Há certificado de conclusão do curso.
Dividido em três etapas, o workshop aborda a história do objeto, com enfoque no relógio popular e também nos modelos feitos a partir da luz de vela, de água e de sol, entre outros materiais. Na sequência, os alunos aprendem sobre a montagem das engrenagens de ponteiro e desenvolvem suas próprias peças.
Desde o surgimento na antiguidade, passando pela Idade Média, é grande a importância do tempo na sociedade moderna. Mas, segundo historiadores, pela sua difícil construção e manutenção, na antiguidade os relógios eram construídos apenas em locais públicos.
Símbolo da alta aristocracia, os primeiros modelos usados pelas pessoas foram os de bolso. Eles eram muito raros e tidos como verdadeiras joias, pois poucos podiam comprar um.
Palestrante
Com mais de 50 anos de experiência no manuseio e conserto de relógios, sr. Toninho é responsável pelos ajustes de diversos relógios em todo o estado de São Paulo, como o do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista; da Estação Júlio Prestes, em São Paulo; e do edifício da Bolsa Oficial de Café, em Santos. Além de relojoeiro, também atua como professor.
Serviço:
Oficina de Relógios
Dias 4 e 5 de junho, 14h
Casa do Trem Bélico
Rua Tiro Onze, no Centro Histórico
Gratuito
Deixe um comentário