Notícias

Depois do populismo

14/05/2016Da Redação
Depois do populismo | Jornal da Orla
O que podemos esperar de Michel Temer? O presidente em exercício promete um “governo de salvação”, mas chega ao poder sem a legitimidade do voto popular e com a desconfiança da maioria expressiva do eleitorado. O tempo de Temer, portanto, é curto e ele, por sua vasta experiência política, sabe que não pode errar.
 
A situação do Brasil é dramática. O populismo exacerbado dos governos petistas e as bandalheiras protagonizadas resultaram em mais de 11 milhões de desempregados e provocaram uma crise econômica e moral sem precedentes na história . É preciso, pois, restaurar os valores da República e garantir a retomada dos empregos perdidos.
 
A escolha de Henrique Meirelles para comandar a economia foi acertada, mas o presidente em exercício também levou para seu ministério nomes envolvidos na Operação Lava Jato, o que revela que Temer pode se tornar refém de um sistema político ultrapassado, o velho toma lá da cá, que levou o país à ruína financeira e moral.
 
O quadro atual é de expectativa. Temer reduziu nove ministérios e promete cortar milhares de cargos de confiança, questões simbólicas, mas importantes diante de um quadro de crise aguda. No entanto, vacilou na escolha de ministros e se mostrou suscetível a pressões. Só o tempo dirá se Michel Temer está à altura de comandar o país.
 
O fato é que o PMDB, conhecido pelo seu apetite insaciável pelo poder e cargos públicos, chega pela terceira vez  ao Planalto sem o aval do voto popular. A exemplo de Temer, Itamar Franco e José Sarney chegaram à presidência pela ação do destino.
 
Diante do atual quadro, resta torcer para que Michel Temer tenha competência e sabedoria para recuperar o país e oferecer aos brasileiros a esperança de um futuro melhor.