Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a enfermidade é muito recorrente entre a população, estimando-se que 25% dos adultos são atingidos por ela. Após os 60 anos de idade, a porcentagem salta para mais de 50%
.
A hipertensão arterial, ou a famosa “pressão alta”, é uma doença silenciosa, que pode se manifestar em idosos, adultos e até mesmo em crianças, representando um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Fatores de risco – Histórico familiar, obesidade, diabetes e uma dieta rica em sódio, por exemplo, contribuem para o aparecimento da pressão alta, que, se não tratada, pode desencadear diversas complicações como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal e aterosclerose.
Prevenção – “Um dos grandes desafios da hipertensão é que, na maioria das vezes, ela não manifesta sintomas, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento”, afirma a médica Rafaela Lopes Cardoso. Como prevenção, na fase adulta, é fundamental medir a pressão frequentemente.
“É essencial adotar, desde a infância, uma dieta saudável e balanceada, assim como incentivar a prática de exercícios físicos regulares. O envolvimento de toda a família na mudança dos hábitos de vida é fundamental para o sucesso na prevenção e no tratamento dessa doença”, orienta a médica.
Deixe um comentário