Notícias

Vacinação contra gripe começa neste sábado

29/04/2016Da Redação
Vacinação contra gripe começa neste sábado | Jornal da Orla
A imunização contra a gripe começa neste sábado (30) em Santos para todo o público-alvo: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em um período de 45 dias); profissionais de saúde; idosos a partir de 60 anos e pessoas com doenças crônicas. Os postos funcionarão das 8h às 17h no primeiro dia de vacinação.
           
A campanha segue até o dia 20 de maio nas policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos munícipes que desejam evitar filas, a recomendação é vacinar durante a semana. A meta é imunizar 166.583 pessoas dos grupos prioritários.
 
Os pais não podem esquecer de levar a carteirinha de vacinação de seus filhos; as gestantes e puérperas, a carteira de pré-natal; os profissionais de saúde, uma carteirinha funcional; e os idosos, o RG. 
            
Para os pacientes com doenças crônicas, é exigida uma declaração do médico ou uma prescrição de medicamento com o seu nome que tenha sido feita até 90 dias antes.
 
“É importante que as pessoas se imunizem, porém não há motivo para pânico. O número de casos confirmados de gripe em Santos e na Baixada Santista é pequeno quando comparado com outros municípios do Estado e a Capital”, afirma o secretário municipal de Saúde, Marcos Calvo.
 
Idosos acamados
Segue, até 6 de maio, o agendamento para vacinação em domicílio de idosos com mais de 60 anos acamados ou com dificuldades de locomoção e seus cuidadores diretos. Os interessados devem telefonar para 3223-6379, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. 
 
As doses serão aplicadas a partir do dia 9, no período noturno, das 18h às 21h. Para ser imunizado, o idoso precisa estar acompanhado por um responsável. Os pacientes que fazem parte do Programa de Atendimento Domiciliar não precisarão ser agendados, pois já fazem parte da lista de vacinação da policlínica à qual estão referenciados.

Confira aqui os endereços dos postos de vacinação.