Câimbras, sensação de cansaço e até coceiras podem ser sinais do seu corpo alertando sobre o surgimento de varizes. Elas também podem causar dores, inchaço, queimação e formigamentos nas pernas. Algumas pessoas sentem dificuldades até para dormir.
Como explica o cirurgião vascular Kasuo Miyake, varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, nas pernas e pés, causadas pelo impedimento do retorno venoso do sangue ao coração. “Algumas pessoas as encaram como um problema estético, porém elas são e devem ser tratadas como uma doença vascular”, avisa.
Fatores de risco
Idosos, fumantes, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, sedentários, gestantes, obesos e pessoas com predisposição genética a doenças cardiovasculares, por conta da hereditariedade ou não, são os mais vulneráveis ao surgimento do problema. Outro fator que pode agravar a evolução da doença é permanecer por muito tempo na mesma posição.
Consequências e tratamento
De acordo com Kasuo Miyake, “em um estágio mais avançado, as varizes podem provocar pigmentação, descamação, coceira e feridas na pele”. O médico explica que a meia de compressão é a primeira intervenção para o tratamento do problema. “Consegue-se até evitar uma cirurgia se o paciente tiver apenas queixa funcional e não estética. A meia vai diminuir o inchaço, cansaço e as dores ao final do dia”, afirma.
Ele ressalta a importância de se procurar um médico vascular ao perceber os indícios do surgimento da doença. “Somente um especialista pode diagnosticar o estágio do problema e indicar o tratamento adequado, seja através de cirurgia ou com o uso das meias”.
Deixe um comentário