Esportes

Unisanta fecha Troféu Maria Lenk de Natação com cinco nadadores nas Olimpíadas

22/04/2016Da Redação
Unisanta fecha Troféu Maria Lenk de Natação com cinco nadadores nas Olimpíadas | Jornal da Orla
Os nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Ana Marcela Cunha e Guilherme Costa garantiram mais três medalhas de bronze no último dia do Troféu Maria Lenk de Natação, que terminou nesta quarta-feira (20) no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Com as conquistas, a Universidade fecha a competição na quarta colocação, com 577 pontos, atrás de Pinheiros (1.642), Minas (899,5) e Corinthians (771). Ao total foram dez medalhas, dois ouros, uma prata e sete bronzes. 
 
Além das dez medalhas, a Unisanta deixa o Rio de Janeiro com cinco atletas classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Tales Cerdeira garantiu a vaga nos 200m peito, enquanto Gabrielle Roncatto e Matheus Santana farão parte dos revezamentos 4x200m livre feminino e 4x100m livre masculino, respectivamente. Já Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto serão as únicas representantes brasileiras na maratona aquática. As duas estarão sob a atenção do técnico-chefe da Unisanta, Marcio Latuf, convocado para integrar a comissão técnica do Brasil. 
 
“Estou feliz pelos cinco atletas que estão nos Jogos. A partir desta quinta já iniciamos os trabalhos e as clínicas aqui no Rio de Janeiro, iniciando um novo ciclo. A gente sabe que outros atletas poderiam ter nadado melhor, mas o esporte é assim mesmo. Vamos continuar trabalhando forte para formar atletas e manter a Unisanta topo das equipes universitárias da natação brasileira”, comemorou Latuf, que será um dos técnicos da maratona aquática.  
 
Nesta quarta-feira (20), Ana Marcela faturou as medalhas nos 800m livre, tanto no evento internacional quanto no Maria Lenk, enquanto Guilherme Souza ficou com o terceiro lugar nos 1500m livre do Maria Lenk. 
 
“Essa medalha foi uma surpresa para mim. Nadei de manhã e agora à tarde as meninas nadaram mais forte. Fiquei na expectativa e fui acompanhando os tempos. Foi bom para sentir o clima olímpico e para treinar esse final de prova. Quero chegar forte nos Jogos e ganhar a tão sonhada medalha”, disse a nadadora.
 
Na última tarde de competição, a Unisanta teve mais nove nadadores na piscina. Matheus Santana ainda tinha chances de conquistar uma vaga nos 50m livre, mas o tempo de 22s47 e a vitória na final B não foram suficientes para garantir o atleta da Unisanta nos Jogos. Bruno Fratus, do Pinheiros, e Ítalo Manzine, do Minas, serão os representantes do Brasil na prova que ainda teve Cesar Cielo como concorrente a vaga. 
 
Nicholas Santos e Glauber Silva (100m borboleta), Alessandra Marchioro (50m livre), Marina Nascimento, Aline Caetano e Fernanda Carobino (200m costas), e Luiz Rogério Arapiraca e Victor Colonese (1500m livre) também caíram na piscina no último dia de competições, mas também não conquistaram o índice para os Jogos. 
 
Além da presença de 58 clubes brasileiros, que terão ao todo 356 nadadores, o Troféu Maria Lenk contará também com 55 competidores estrangeiros, justamente por ser um evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.