Versáteis, as texturas aplicadas nas paredes são perfeitas para quem deseja decorar com estilo e personalidade. Elas combinam com diversos ambientes e, em alguns casos, podem ser feitas sem a ajuda de um profissional. Mas existem algumas dicas para não errar a mão na textura, deixando o cômodo sobrecarregado. Confira:
Avalie os ambientes
A textura não é indicada para ambientes úmidos e que acumulam sujeira, como a cozinha e banheiros, pois dificultam a limpeza do local. Em todos os outros cômodos é possível aplicá-la, sendo que a sala, corredores, quartos e até mesmo as fachadas ficam mais charmosas com o recurso.
Tipos diferentes
Existem diversos tipos de texturas: massa, rolo, papéis de paredes texturizados, tecidos, pedras, revestimentos, entre outros. As técnicas de aplicação permitem variar o efeito estético da parede de acordo com o instrumento utilizado: efeitos ondulados, grafiato, com ranhura, mesclas. Existem também tintas que aparentam a textura de alguns materiais, como a madeira, mármore, camurça, aço.
De olho nas cores
No momento de escolher a cor que terá a textura, tome cuidado com as fortes, que podem carregar o ambiente, deixando-o com muita informação visual. O ideal é sempre optar por cores mais suaves e neutras.
Equilíbrio com os móveis
É fundamental buscar equilíbrio na combinação textura + cor+ mobiliário. Caso os móveis tenham muita personalidade e sejam as atrações do ambiente, as cores das pinturas e texturas devem ser harmonizadas com eles. O mesmo vale para o contrário: um ambiente com móveis neutros permite textura ousada.
Deixe um comentário