É a quarta embarcação reformada e entregue pela DERSA este ano. Em janeiro, a lancha Valongo I voltou a operar na Travessia Cananéia/Ariri, e no início de março a Travessia Cananéia/Ilha Comprida recebeu os ferryboats FB-16 e FB-Bacharel.
Depois de seis meses afastado da operação para uma reforma completa, o FB-19 acaba de ser disponibilizado pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A para a Travessia Santos/Guarujá. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,8 milhões.
O investimento total foi de R$ 6,6 milhões e faz parte do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011. Desde então, o Governo Paulista aplicou mais de R$ 270 milhões, o que resultou num aumento de 30% na capacidade operacional de todo o sistema.
O FB-19 teve a estrutura remodelada, incluindo a substituição de 23 toneladas de chapas de aço, revisão de parte elétrica, motores e reversores. Os equipamentos de salvatagem foram substituídos, e o ferryboat, com capacidade para 55 veículos, ganhou novo visual: o antigo amarelo deu lugar ao branco, com grafismos em azul e cinza. O FB-19 é equipado com quatro motores de 400 HP cada um.
Com a chegada da embarcação, a capacidade operacional da Travessia Santos/Guarujá passa a ser de 1.221 veículos por hora em cada sentido.
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