Antigo centro do poderoso império Austro-Húngaro, a Áustria é um dos destinos mais encantadores da Europa e respira cultura desde os tempos em que ressoavam por lá as valsas de Strauss e os debates acalorados de Freud nos cafés de Viena. A capital, inclusive, guarda até hoje roteiros específicos que homenageiam seus filhos célebres.
Com diversos jardins meticulosamente cuidados, ruas limpas e seguras e transporte eficiente, Viena integra antigos e suntuosos palácios e igrejas às construções contemporâneas que representam a agitação da vida moderna.
Centro histórico
Na capital, são paradas obrigatórias seu compacto centro histórico, os palácios Schonbrunn e Hofburg, a catedral de Santo Estevão, os museus, os típicos cafés vienenses e os concertos da Staatsoper. Reserve tempo para conhecer sua vida noturna com variados restaurantes e bares, além das ofertas de música clássica, peças teatrais e a as apresentações da Escola Espanhola de Equitação.
Bailes de gala
Ainda hoje, são celebrados mais de150 bailes de gala em Viena; a tradição data da época dos Habsburgo, que abriam os salões imperiais aos moradores da cidade. Outra tradição que se mantém é a da alfaiataria que fabricava algumas das casacas do império. Até hoje, a atividade permanece viva e é praticada pela mesma família.
Áreas verdes
Viena também possui outras peculiaridades: é uma grande cidade com inúmeras zonas verdes e possui espaços para descansar e se distrair em sua periferia, como o bosque Wienerwald, o Praterauen ou a Ilha do Danúbio (Donauinsel).
E entre as áreas verdes de Viena se destaca o Volksgarten, considerado o maior parque do lugar. No verão, é possível encontrar vienenses e turistas esparramados pelos gramados verdíssimos curtindo o sol. A estrutura do parque inclui os tradicionais cafés, restaurantes e pistas para a caminhada. Durante a noite, é opção agitada com o bar Techno Café.
Universo das artes
Viena possui museus e coleções internacionais, como o Museu de Belas Artes, que guarda a maior coleção mundial de quadros de Bruegel. No Bairro dos Museus estão localizados o Museu Leopold, que abriga uma grande coleção de obras de Schiele, entre outras obras-primas modernas; o Museu de Arte Moderna; o Centro de Arquitetura de Viena e a Kunsthalle, considerados alguns dos lugares culturais mais importantes. A Albertina abriga a maior coleção gráfica do mundo (60 mil desenhos e um milhão de obras gráficas) e o Museu Liechtenstein possui uma coleção de joias barrocas.
A Praça dos Heróis
Fica localizada ao lado do Portão da Cidade e, junto com ele, é cartão-postal da cidade rendendo boas fotos dia e noite. O lugar foi feito para servir como um fórum imperial e já sediou discursos importantes da história mundial, como um proferido por ninguém menos do que Adolf Hitler.
Palácio de Schonbrunn
Também conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena, é Patrimônio cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1996 e tem grande importância histórica em Viena. Em 1848, Francisco José subiu ao trono e quatro anos depois casou-se com a Princesa de Wittelsbach, carinhosamente apelidada de Sissi – figura bastante querida e homenageada pelos vienenses. A cerimônia, de um luxo e pompa até então nunca vistos na Europa, leva o palácio a um período de glória e esplendor.