Coluna Dois

A temporada de 2016 na bola de cristal

19/03/2016
A temporada de 2016 na bola de cristal | Jornal da Orla
O primeiro semestre vai chegando à metade. E os grandes do futebol paulista vão desenhando a temporada 2016. Para Palmeiras e São Paulo, sombras no horizonte. O mau momento na Libertadores, principal competição e sonho do ano, pode comprometer tudo. Ambos pagam pelas deficiências de planejamento.
 
No caso do Palmeiras, o presidente Paulo Nobre abriu o cofre no começo do ano passado, contratou um elenco inteiro e um dos melhores treinadores do Brasil, Marcelo Oliveira. Conquistou a Copa do Brasil e chegou por ela à Libertadores. Inchou ainda mais o grupo de jogadores neste ano. Mas sem resolver o principal problema do time: a criatividade no meio de campo. O treinador não conseguiu administrar a fogueira de vaidades inchada. Agora, o excelente montador de times Cuca tenta organizar a casa decorada pelo antecessor.
 
O São Paulo nos últimos anos trocou o planejamento pelas apostas em passes de mágica para se harmonizar em campo. Mas a varinha de condão de veteranos como Kaká, Luis Fabiano, e agora Lugano, tem voltado ao Morumbi enferrujada.
 
O Corinthians enfrentou bem os problemas da desmontagem do elenco campeão brasileiro do ano passado. Repôs as peças, manteve o treinador e está no jogo.
E o Santos, que manteve o grupo de jogadores quase intacto para o primeiro semestre, pode repetir para o torcedor a dor de cabeça dos últimos anos: a queda no Brasileiro depois da janela de transferências do meio do ano.
 
Algumas peças-chaves devem receber assédio do mercado internacional, como Lucas Lima, o melhor jogador em atividade no Brasil, Ricardo Oliveira e Gabigol. Sem contar que Thiago Maia e Zeca podem estar na vitrine olímpica.
 
Lógico que São Paulo e Palmeiras podem reagir na Libertadores, o que está muito difícil, que a maionese corintiana pode desandar e que o Peixe pode brilhar no Brasileiro. Mas não é o que está se desenhando.   
 
Paulistão
A 10ª rodada do Campeonato Paulista começa neste sábado, completando dois terços da primeira fase. Hoje (19), o Corinthians encara o Linense em Itaquera, às 16h. No domingo, o São Paulo recebe o Ituano às 16h, assim como o Palmeiras, que visita o Audax às 18h30, tentam dar a volta por cima após semana ruim na Libertadores. O Santos, sem Victor Ferraz, joga contra o Rio Claro, fora de casa, às 19h30
 
Reforços à vista
Com saídas iminentes no meio do ano, o Santos está atento ao mercado. Quem deve chegar para a disputa do Brasileirão é o zagueiro argentino Fabián Noguera, 22 anos, do Banfield, e o atacante Rodrigão, do Campinense, artilheiro do Brasil em 2016 com 14 gols em 13 jogos. 
 
Afunilou
Foram definidos os confrontos das quartas de final da Champions League, após sorteio realizado ontem (18). Real Madrid e Wolfsburg, Barcelona e Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Benfica, além de PSG e Manchester City. Os duelos abrem a possibilidade de duas supersemifinais, caso Real, Barça, Bayern e PSG confirmem o favoritismo. Palpites?
 
Pé esquerdo
A primeira etapa do Mundial de Surfe, realizada em Gold Coast, na Austrália, não terminou bem para os brasileiros. Atual campeão, Mineirinho foi eliminado nas quartas de final e Filipe Toledo caiu na semi para o surfista local Matt Wilkinson, que foi o campeão. A nota triste é que Filipinho teve lesão na virilha confirmada nesta semana e deve ficar de fora das duas próximas etapas.
 
Armada x Corinthians
A Armada Rugby, da Baixada Santista, que se prepara para a série D do Paulista, chamada Desenvolvimento, enfrenta neste sábado ,às 14h30, em Mongaguá, no Estádio Silvano Ribeiro, do Mongaguá esporte Clube, a equipe do Corinthians, que se prepara para a disputa da série C do Paulista.