Marcelo Oliveira não é mais o treinador do Palmeiras. Eduardo Batista também caiu no Fluminense no final do mês passado. Começou a dança dos treinadores famosos versão 2016.
Que planejamento anual resiste a uma mudança dessas antes do final do primeiro trimestre? Foram esses treinadores demitidos que projetaram o ano desses clubes. Que orientaram a montagem dos elencos. Começa tudo de novo?
O futebol como entretenimento e como empreendimento empresarial exige um nível de planejamento muito mais sofisticado do que esse, tosco, que se desvela nessas guinadas.
O cartola mais retrógrado não consegue enxergar essa realidade que está a um palmo do nariz comprido dele.
Os mais velhos porque conheceram, vivenciaram e se aculturaram em outra realidade. Os mais novos, por preguiça de acompanhar o que acontece no mundo.
“Sempre foi feito assim e sempre deu certo”. Essa é a resposta clássica.
Só que o público que frequenta arenas confortáveis e que paga ingressos caros não aceita mais retrancas e pontapés. Quer habilidade e espetáculo. E isso exige planejamento.
A maior parte da renda que financia os clubes de futebol vem da transmissão da televisão. E, na televisão, o futebol enfrenta concorrência. Além de outros esportes e de outros tipos de programação, o público da TV tem à disposição jogos de outros campeonatos muito melhor organizados, como o Espanhol. o Alemão, o Inglês e, principalmente, a Liga dos Campeões. Se o espetáculo é ruim, a audiência despenca.
Se olhar para o lado, o cartola vai ver o exemplo do basquete dos Estados Unidos em que cada jogo é um espetáculo. Ou o esforço da Fórmula 1 para manter o interesse do público.
Os jogos com arquibancadas vazias traduzem competições e calendários mal organizados.
Os resultados da Seleção Brasileira e dos clubes brasileiros em competições internacionais já deveriam ter acendido o alerta vermelho.
A dança dos treinadores famosos é só a ponta do iceberg de incompetência e roubalheira da cartolagem.
Nublado
Três empates e duas derrotas. Esse foi o saldo dos clubes brasileiros na Libertadores durante a semana. Palmeiras e Grêmio se complicaram e o técnico Marcelo Oliveira foi demitido. A dupla ainda joga duas vezes fora contra adversários complicados e tem boas chances de darem adeus à competição já na fase de grupos. Corinthians e Atlético Mineiro estão em situação confortável e o São Paulo, com o empate diante do River Plate na Argentina, ganhou um alento e segue com vida no torneio, além de ser o único brasileiro que ainda faz quatro jogos.
Paulistão
A 9ª rodada do Campeonato Paulista começa neste sábado e tem o Santos em campo. O Peixe recebe o Água Santa no Pacaembu, às 18h30, com Rafael Longuine confirmado no lugar de Lucas Lima, suspenso. No domingo pela manhã, às 11h, tem Choque-Rei. São Paulo e Palmeiras se enfrentam no Pacaembu e ambos devem escalar times alternativos. O Corinthians fecha a rodada visitando o Botafogo de Ribeirão Preto, às 16h.
Diferenças
Se as atuações dos clubes brasileiros na Libertadores não estão animadoras, os números também seguem o mesmo padrão. Após 14 partidas disputadas, os jogadores brasileiros marcaram apenas 14 gols. O número coloca os atletas brasileiros apenas no 4º lugar desta lista, atrás dos argentinos (32), colombianos (21) e uruguaios (18). Na Champions League, não por acaso, os números são completamente diferentes. Os brasileiros são os líderes de gols desta edição, com 34 no total.
Decisivo
Com os dois gols marcados diante do Corinthians no último final de semana, Ricardo Oliveira chegou à impressionante marca de 15 gols em 18 clássicos disputados desde que voltou ao Peixe, no começo do ano passado. A média do camisa 9 é de 0,83 gol por jogo contra os rivais. Para efeito de comparação, Neymar atuou em 42 clássicos e marcou “apenas” 20 gols, com média de 0,47 por jogo.
Rumo ao tri
Está em andamento a primeira etapa do circuito mundial de surfe, realizado em Gold Coast, na Austrália. O Brasil tem 10 representantes na elite, para tentar o terceiro título mundial consecutivo. Destaque para Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipinho Toledo, que defende o título desta etapa. Quem quiser acompanhar pode assistir ao vivo pelo site oficial da World Surf League.
Rugby
No domingo passado, a Armada, equipe de rugby da Baixada Santista, derrotou por 24 a 22 o Acauã e terminou em terceiro lugar no quadrangular Copa ABC 2016.
Agora a equipe do treinador Cordobez Parma se prepara para a disputa do Paulista enfrentando dia 16 de abril o Jacareí.