Notícias

Uma colher de chá

06/02/2016Da Redação
Uma colher de chá | Jornal da Orla
Um medicamento pode ser feito de diversas formas: sólidas (comprimidos, drágeas, pós), semissólidas (cremes, pomadas) e líquidas (xarope, elixir e muitas outras). De um modo geral, a forma sólida é a mais estável e, portanto, a melhor forma de escolha. Além disso, a forma líquida tem a grande vantagem de poder ajustar a dose, facilmente, de acordo com a prescrição médica.
 
Para esse ajuste, a dose do medicamento na forma líquida deveria ser dada em medidas de volume, preferencialmente, em mililitros simbolizado por mL. De forma cultural e pela própria história do uso de medicamentos, os xaropes e outros produtos líquidos eram prescritos em colheres de chá ou das de sopa. Mas as colheres domésticas não são padronizadas, tendo volumes bastante diferenciados. Essa é uma realidade no mundo todo.
 
As agências reguladoras dos EUA e da Europa têm emitido alertas para que se use acessórios dosadores adequadamente calibrados com a identificação clara das medidas de volume. No Brasil, há normas legais que exigem, parcialmente, a disposição desses dosadores junto aos medicamentos na forma líquida. Sem acesso aos dosadores, a alternativa é a utilização de seringas descartáveis, sem a utilização da agulha, obviamente. Lembre-se que as crianças são muito suscetíveis à intoxicação. Do todo modo, administrar a dosagem correta, nem mais nem menos, é fundamental para o sucesso da terapêutica.
 
Teoricamente, uma colher das de café corresponde a 2 mL, a das de chá, 5 mL, as de sobremesa, 10 mL e as de sopa, 15 mL. Mas alguns estudos mostram variação de volume para menor, em torno de 25% ou mais. Como curiosidade, oficialmente, uma colher de chá americana é apenas 83% de uma britânica.
 
Há de se considerar também que nem sempre a quantidade de enchimento da colher é constante. Com medo de derrubar, quem administra pode colocar uma quantidade menor. Além do que a criança, pode não sorver todo o conteúdo da colher, ou por estar chorando, ou por rejeitar o medicamento. Nessa situação, é possível diluir o xarope, por exemplo, em uma pequena quantidade de água em um copo e administrar totalmente o volume para a criança.
 
Se ainda tiver dúvidas, encaminhe-as para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.