Essas são as duas acusações que pesam contra o Comitê de Gestão presidido, primeiro por Luís Álvaro e, depois, por Odílio Rodrigues no Santos no triênio 2012-2014.
Em relação a Damião, depois do desempenho ruim dele no Santos e no Cruzeiro, a contratação pelo valor de 13 milhões de euros parece mesmo temerária. Mas houve uma proposta do Olympique de Marselha na janela de julho do ano passado de 15 milhões de euros. Então o negócio não foi tão disparatado assim. Os autores dessa coluna estão tentando obter uma cópia dessa proposta para apresentar aqui no Jornal da Orla. Ela já foi solicitada ao Fundo Doyen, que financiou a contratação do atacante para o Santos.
Um documento surpreendente que iria ser apresentado aqui neste sábado é o do empréstimo de 600 mil euros em 15 de janeiro de 2015 do Doyen para o Santos para pagar os salários e parcelas do FGTS atrasados de Damião e evitar a ação do jogador na justiça. O dinheiro foi emprestado ao Santos com juros de 0% (zero por cento) para ser devolvido em 15 de julho. O Comitê de Gestão, presidido por Modesto Roma, recebeu o dinheiro, não pagou os salários e parcelas do FGTS nem devolveu em 15 de julho. Assim fica claramente caracterizada a orresponsabilidade da gestão atual do Santos no imbróglio. O documento vazou no site Football Leaks no começo desta semana.
Em relação a Neymar, o Comitê de Gestão, presidido por Odílio, manifestou preferência pela negociação com o Real Madrid, mais vantajosa para o Santos e, também, pelo menos nas propostas que estavam sobre a mesa, para o jogador. Foi Neymar, orientado pelo pai, que preferiu ir para o Barcelona.
As pessoas que acompanharam as negociações ficaram com a impressão de que se existe alguma coisa obscura aí, ela foi realizada entre o pai de Neymar e os cartolas do Barcelona. É provável que essa parte nebulosa fique esclarecida no processo que está correndo na justiça espanhola.
É importante lembrar que Neymar pai várias vezes negou em entrevistas – e para os dirigentes do Santos – que tivesse recebido dinheiro do Barcelona antes da final do Mundial de Clubes em 2013. E depois que a justiça espanhola começou a remexer na negociação, ele mudou o disco e reconheceu que recebeu 10 milhões de euros do clube catalão em 2013.
Super-favorita Mercedes
Os observadores da Fórmula-1 não acreditam em Vettel em 2016. Entendem que, apesar de ser um extraordinário piloto, o alemão só entra na briga pelo título com a Ferrari se houver muitos acidentes de percurso entre Hamilton e Rosberg na Mercedes, pois a diferença entre a equipe alemã e a italiana ainda vai estar muito grande nessa temporada. Button e Alonso podem reclamar à vontade da McLaren, mas só vão ter carros competitivos quando a Honda conseguir aumentar a potência de seu motor, desenvolvendo o seu ponto fraco que é a falta de conhecimento da tecnologia atual da F1.
Fatia do bolo I
A Turner, dona do canal Esporte Interativo, continua apertando a Globo no duelo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A empresa calcula que pode oferecer até nove vezes mais que a Globo pelo direito das partidas para TV fechada. A empresa ofereceu R$ 550 milhões para os 20 clubes, enquanto a Globo paga R$ 60 milhões nessa área.
Fatia do Bolo II
O problema para a Turner é que a Globo já assinou com sete clubes. Alguns clubes mantêm conversas com a empresa, como Santos, Fluminense, Grêmio, Internacional, Coritiba e Atlético-PR. Sem ter os 20 times, a empresa também teria que comprar os direitos de TV aberta e repassar para outra emissora, só que totalizando um valor inferior ao da Globo somando partidas de TV aberta e fechada. Vale ressaltar que o intuito da Turner é dividir os lucros no mesmo modelo utilizado no Campeonato Inglês: 50% de forma igual, 25% por audiência e 25% pelo desempenho.
Vai começar…
A bola rola para a rodada inicial do Paulistão 2016 neste sábado. Atual campeão, o Santos começa a caminhada rumo à oitava final consecutiva contra o São Bernardo, na Vila Belmiro, às 17h. O São Paulo, na estreia de Edgardo Bauza, joga fora de casa contra RB Brasil, às 19h30. No domingo, às 17h, o reformulado Corinthians enfrenta o XV de Piracicaba, na Arena, enquanto o Palmeiras fecha a rodada visitando o Botafogo/SP, às 19h30.
Inédito
Bruno Soares é o primeiro tenista brasileiro homem a disputar duas finais de um mesmo Grand Slam. Soares vai jogar as finais de duplas masculinas e duplas mistas. Maria Esther Bueno realizou o feito em 1967, em Wimbledon, mas ficou com dois vices. A final masculina de simples do Aberto da Austrália entre Novak Djokovic e Andy Murray acontece neste domingo às 22h30.