Eleita por várias pesquisas importantes como uma das cidades com maior qualidade de vida do País, Santos completa 470 anos terça-feira (26) com motivos de sobra para seus habitantes comemorarem, mas, também, com muitos desafios pela frente, que certamente serão superados.Afinal, é rica a contribuição histórica que os filhos de Santos ofereceram ao Brasil em todos os setores, desde a sua fundação até os dias atuais.
É notório e consenso internacional que para um país se desenvolver é fundamental o investimento em educação. Neste quesito, Santos está muito à frente da maioria dos municípios brasileiros. Detém o título de “Cidade Educadora”, que é concedido a apenas 14 cidades do Brasil.
Apesar da crise econômica que o Brasil atravessa, a mais grave dos últimos 85 anos, investimentos importantes estão sendo realizados na área de saúde, como a construção da nova UPA e novas policlínicas, mas a cidade sofre por ter de atender pacientes de municípios vizinhos que não fazem a lição de casa.
Mesmo com avanços que ocorrem em outros setores, como o de transporte público, a cidade tem pela frente grandes desafios, como melhorar a segurança pública – a recessão aprofunda os casos de violência – e a segurança no porto, onde recentes acidentes mostraram que é preciso aperfeiçoar medidas de fiscalização e preventivas.
Minimizar o problema do crescente desemprego é outra questão urgente. A irresponsabilidade de 13 anos de governos petistas, em Brasília, produziu uma crise sem precedentes e, com ela, uma legião de desempregados. O exemplo da Usiminas, que também afeta a economia de Santos, é perturbador. É preciso reagir, com medidas que minimizem os problemas, com redução de impostos municipais, crédito e requalificação de mão de obra. Enfim, é fundamental usar de criatividade, qualidade que nunca faltou ao povo santista.
Apesar do momento adverso, Santos tem motivos para comemorar com orgulho seus 470 anos e credibilidade para apresentar propostas de desenvolvimento e de levar esperança para todo o País.
Deixe um comentário