Coluna Dois

Conselho do Santos autoriza processo contra Comitê de Gestão anterior

23/01/2016
Conselho do Santos autoriza processo contra Comitê de Gestão anterior | Jornal da Orla
O movimento autorizado é a contratação de um escritório de advocacia de São Paulo. E, o objetivo, propor uma ação de ressarcimento contra os membros do Comitê de Gestão anterior por supostos prejuízos do clube.
O assunto merece algumas considerações.
 
A primeira delas, evidente, gira em torno do trabalho da Comissão de Inquérito e Sindicância do Conselho. Essas supostas irregularidades estão sendo examinadas na CIS. Ainda não há conclusão. Por que, então, atropelar esse trabalho?
 
A segunda consideração mereceu uma intervenção do conselheiro Dave Prada na tribuna. Por que esse escritório de SP? E o  jurídico do clube? E os advogados de Santos? Um outro conselheiro, advogado conceituado na cidade, comentava que as duas advogadas do escritório contratado têm muitas dificuldades para diferenciar direitos econômicos de direitos federativos. Vão precisar de um cursinho intensivo. Lógico que é só um comentário. Mas vem de alguém com muita  credibilidade na área.
 
Vale a pena também lembrar que o prejuízo do Santos no balanço de 2014 não pode ser olhado de maneira descontextualizada. Alcançou R$ 58 milhões. O do Corinthians, usando um removedor de maquiagem, R$ 97 milhões. O do São Paulo, R$ 100 milhões. 2014 foi o ano da ressaca do futebol brasileiro. A festa tinha sido a da crise da Europa e dos Estados Unidos que começa em 2008/2009. No Brasil de Lula, só marolinha. E, os clubes, Santos incluído, subiram o patamar dos salários de treinadores e atletas de ponta para padrões europeus, lembra? Em 2014, a crise apanhou todos no contrapé.
 
O negócio mais criticado continua sendo a contratação milionária e a possível perda na Justiça dos direitos de Leandro Damião. Sobre essa questão, e também sobre a venda de Neymar, os responsáveis por essa coluna deixam claro que acreditam plenamente na lisura e idoneidade de Odílio Rodrigues e dos demais membros do CG nomeados por ele e que vão trabalhar para apresentar algumas novidades bem interessantes e surpreendentes na semana que vem. Até lá.     

Valeu mais
O desmanche do Corinthians continuou nesta semana. Desta vez foi sacramentada a saída do zagueiro Gil, para o futebol chinês, por cerca de 10 milhões de euros. O Corinthians tem 90% do atleta. Com as vendas de Jadson, Renato Augusto, Love e Ralf, o Corinthians lucrou aproximadamente R$ 32,5 milhões. Gil deve render sozinho quase R$ 40 milhões para os cofres corintianos.
 
Adeus
Geuvânio se despediu ontem (22) da comissão técnica, jogadores e funcionários do Santos. Criado na base, o atleta estava no clube há 10 anos e se emocionou bastante na saída. O camisa 11 foi vendido para o Tianjin Quanjian por cerca de R$ 49 milhões. O Peixe tem direito a apenas 35% (R$ 17 milhões), mas trava uma briga judicial contra o fundo maltês Doyen Sports, para reverter a compra de 35% do atleta no final da outra gestão em 2014, junto com 20% de Gabriel e 25% do lateral Daniel Guedes.
 
Arrasador
O ano de 2016 começou bem para um dos nomes mais respeitados do poker brasileiro. Norson Saho, campeão de uma das etapas do Brasileiro em 2015, foi o grande campeão da primeira etapa do Campeonato Paulista. O jogador superou outros 408 para ficar com o título e uma forra de R$ 80 mil.   
 
Amistoso
O Santos encara hoje o Bahia em jogo de pré-temporada na Arena Fonte Nova às 18h30. O técnico Dorival Júnior vai ter muitos desfalques por ainda não estarem 100% fisicamente. O Santos deve começar o jogo com: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Zeca; Thiago Maia, Alison e Lucas Lima; Paulinho, Joel e Gabriel.
 
Fórmula-1 dá sono?
Para o ex-piloto Gerhard Berger, sim. Numa entrevista, o austríaco disse que dorme assistindo aos Grandes Prêmios. Ele atribui a chatice à tecnologia excessiva aplicada à direção pelos pilotos. “Parece que correm sobre trilhos”. 
Berger disputou 210 corridas num período áureo da F-1. Seria possível conciliar as derrapagens das quatro rodas que os pilotos usavam naquela época com a parafernália técnica atual?