No período de férias, muitas pessoas tendem a cometer excessos e descuidos com a alimentação, na intenção de sair da rotina, relaxar e se divertir. O descanso é importante, mas para que as férias sejam proveitosas e não comprometam a saúde é preciso tomar alguns cuidados.
Segundo o cardiologista José Luiz Aziz, coordenador de pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), na época de férias a incidência de doenças cardíacas pode aumentar devido ao excesso de bebidas alcoólicas e alimentação com sobrecarga de sal. Nos lugares frios, o risco é de doenças como arritmias cardíacas, hipertensão e infarto.
O especialista alerta ainda as pessoas que não têm costume de praticar esportes e atividades físicas, descrevendo os perigos iminentes. “As pessoas que não fazem esportes rotineiramente têm de ficar mais atentas, pois uma extravagância esportiva ou de recreação pode causar agressões agudas ao coração e consequências como arritmias e até mesmo infarto”.
Grupos de risco
Aos que têm histórico de doença cardiovascular e fazem parte do grupo de risco é recomendando procurar um cardiologista antes de fazer qualquer atividade que fuja do seu cotidiano. Os pacientes que usam medicamentos devem ficar atentos à sua administração também durante as férias, principalmente os hipertensos, pois com as altas temperaturas a pressão pode baixar, causando complicações. “Uma avaliação médica antes do período de férias pode ser determinante no status positivo ou negativo das férias”, afirma Aziz.
Socorro rápido aumenta as chances de vida
De acordo com a SOCESP, ocorrem cerca de 350 mil óbitos por infarto todos os anos no Brasil; metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas. A mortalidade do infarto varia de 8% a 30%, conforme a assistência prestada ao paciente.
“As chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas, de pedir socorro ao serviço adequado (SAMU ou Corpo de Bombeiros) e, principalmente, de iniciar as compressões torácicas (RCP – ressuscitação cardiopulmonar)”, explica o cardiologista.
Evite o ganho de peso ao longo dos anos
O ganho de peso corporal com o passar dos anos não é inevitável, como muita gente pensa. Confira cinco dicas da Associação Brasileira para o Estudo da Síndrome Metabólica e Obesidade (ABESO) para ajudar a conter os ponteiros da balança:
Não passe fome. Fazer refeições e lanches em intervalos regulares nos ajuda a resistir às beliscadas durante o dia e não exagerar nas principais refeições. Não se esqueça de incluir frutas nesses intervalos.
Monte porções menores de comida e evite repetir. Estudos mostram que quando estamos à frente de grandes porções de alimentos, mesmo que não estejamos mais com fome, a nossa tendência é continuar comendo. A mesma coisa acontece quando colocamos a comida na mesa.
Encha metade de seu prato com vegetais e legumes. Assim, a tendência é comer menos de outros alimentos menos nutritivos. E procure fazer um prato bem colorido.
Crie um ambiente de cozinha saudável. Manter alimentos saudáveis à mão pode ajudar nas escolhas. Coloque uma tigela de frutas no balcão da cozinha, evitando deixar qualquer junk food à mostra.
Cozinhe mais. Quando cozinhamos mais, tendemos a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Deixe um comentário