Um sofá ou poltrona de couro natural é um belo atrativo para uma sala de estar. Sempre modernas, os mobiliários deste material são ideais para quem quer investir em durabilidade. Alguns cuidados simples são necessários para que ele fique sempre bonito e, principalmente, preservado.
Confira as dicas:
Limpeza rápida
Ao contrário do que muita gente pensa, limpar um móvel de couro é simples. A dica dos especialistas neste material é fazer uma limpeza regular com pano de algodão até retirar todo o pó. Pode-se usar também um pano úmido em casos de peças muito sujas. O couro natural não deve ser molhado e precisa ser protegido da luz solar e do calor. Não utilize produtos químicos em couro liso, como álcool, alvejantes, sabões concentrados, entre outros.
Hidratação
Para entender a necessidade de hidratar o sofá de couro, basta traçar um paralelo com a pele do corpo humano. A hidratação é ideal para evitar as temidas trincas e o ressecamento do móvel. Existem empresas especializadas no segmento de decoração que oferecem esse serviço. O ideal é hidratar o couro a cada oito ou 10 meses, com cera, graxa incolor, cremes específicos para couro. O lustra-móveis à base de silicone também é uma solução barata e prática.
Couro anilinado
Entre os couros anilinados estão a camurça, o nobuque e o couro cru. Por serem absorventes, esses materiais mancham com facilidade e requerem muito cuidado durante a limpeza, para que a cor e a textura não sejam prejudicadas. A cada 15 dias faça uma escovação seca e delicada com uma escova de cerdas maciais e aspire em seguida. Contratar o serviço de limpeza a seco pode ser mais viável.
Manchas
O couro também está sujeito a manchas de gordura, graxa e outras substâncias difíceis de serem removidas. Os líquidos derrubados sobre a superfície dos estofados devem ser removidos imediatamente antes da absorção do couro. No momento da limpeza, não esfregue com vigor o local da mancha.